qua
04
nov
2020

cebola_Cacimba Nova_Conceição

Os produtores rurais da comunidade Cacimba Nova, município de Conceição, no Vale do Piancó, comemoram o aumento na produção de cebolas e planejam ampliar a área de plantio, na próxima safra. Para o sucesso da colheita, creditam o apoio da assistência técnica disponibilizada pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Sedap.

A previsão de colheita de cebola, neste ano, é de 150 toneladas, representando um crescimento de 50% em relação ao mesmo período de 2019. Além de outras culturas, a comunidade quer investir ainda mais na produção, de olho no mercado promissor.

Antes da colheita de cebola iniciada na semana passada, os agricultores da comunidade já comercializavam a produção de batata-doce e tomate. Também há uma previsão de uma colheita de 200 toneladas de tomate e 200 toneladas de batata-doce na atual safra, graças ao inverno regular e a assistência técnica continuada.

Como meta para 2021, a comunidade projeta a aquisição de um trator que será usado no preparo da terra para o plantio e a instalação de energia solar, para reduzir os custos de produção.

Na comunidade são 16 famílias que plantam hortaliças, sobretudo investindo no cultivo de batata-doce, tomate e cebola que sempre proporcionou bons resultados. Os produtores trabalham utilizando a técnica de irrigação por micro aspersão e gotejamento.

Durante este período de pandemia a comunidade não deixou de produzir alimentos para a mesa do consumidor, não somente da Paraíba, mas também para outros estados. A comunidade também conta com outras famílias que trabalham em conjunto no plantio e na colheita da produção.

A construção de um açude na comunidade abriu os caminhos para a implantação de projetos produtivos agrícolas com a fundação da comunidade no ano de 1992, dando início do plantio de hortaliças e nas últimas duas décadas com apoio financeiro do Cooperar e assistência técnica e acompanhamento o que garantiu avanços.

“Por conta do nosso trabalho de conscientização, uma boa alimentação, a qualidade de vida das famílias mudou, não se registrando óbito de crianças há mais de 15 anos”, comentou o presidente da Associação Comunitária Cacimba Nova, João Costa.

João Costa destaca que o trabalho de assistência técnica é feito em uma ação conjunta entre duas equipes: Conceição e Cajazeiras, o que tem garantido o sucesso no plantio e da colheita de culturas durante todo o ano.

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br