dom
08
nov
2020

Posse de Luis Arce_Bolívia
Posse de Luis Arce (Foto: Reprodução)

Em cerimônia histórica, foi empossado neste domingo (8) o novo presidente da Bolívia, Luis Arce, do MAS – Movimento ao Socialismo.

Foi empossado neste domingo (8) o novo presidente da Bolívia, Luis Arce, candidato do MAS (Movimento ao Socialismo), mesmo partido do ex-presidente Evo Morales.

Na cerimônia, Arce reafirmou o compromisso com as transformações sociais no país e disse que um novo tempo está começando.

"Somos maioria. Chegamos ao governo com o voto de uma população que não quer democracia para poucos, mas para todos", disse Arce. "A democracia não é só o voto, mas o eixo ordenador da nossa sociedade, com participação de todos, com pluralismo político. Queimar a whipala foi como queimar nossas raízes", acrescentou.

O dia da posse começou neste domingo com um tradicional ritual de gratidão à “Pachamama” ou Mãe Terra, para pedir também a essa divindade andina que dê força ao novo governante.

Dezenas de representantes de organizações sociais estão presentes e realizaram as cerimônias ancestrais antes dos atos formais.

Um grupo de "amautas" ou sábios espirituais indígenas aimarás preparou um altar com oferendas para a "Pachamama" na Plaza Murillo de La Paz, onde está localizado o Palácio do Governo e a sede do Legislativo boliviano.

Estão presentes também delegações internacionais. O Brasil, dominado pelo governo de extrema direita de Jair Bolsonaro enviou apenas o embaixador à cerimônia de posse. 

O presidente foi empossado no final desta manhã, jurando a Constituição.

A eleição de Luis Arce, com mais de 55% dos votos, derrotou o golpe de Estado perpetrado em novembro do ano passado. A vitória de Arce foi a resposta democrática do povo boliviano ao massacre que se seguiu ao golpe do ano passado, quando dezenas de pessoas foram assassinadas. Com sua posse, abre-se novo ciclo político na Bolívia.

Brasil 247


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br