sáb
14
nov
2020

pesquisadora cubana

Agência de Educação, Ciência e Cultura da ONU elogia Cuba como um dos líderes em cooperação científica.

A integração do sistema de saúde pública cubano com o desenvolvimento de pesquisas e produções biotecnológicas na ilha, não só para responder aos problemas nacionais, mas com uma abordagem pró-ativa e colaborativa da região e do mundo, tem sido endossada pela Unesco, a prestigiosa agência da ONU para Educação, Ciência e Cultura.

“Cuba é um dos países com maior histórico de diplomacia científica e médica da região, com base em uma indústria de biotecnologia avançada e um sistema de saúde robusto”, destaca o relatório apresentado no marco das comemorações do Dia Mundial da Ciência, informa o Granma.

Ele argumenta que “desde 1963 o país já enviou mais de 400 mil profissionais médicos em 164 missões a países da África, América, Oriente Médio e Ásia, além de prestar ajuda humanitária em casos de catástrofes, emergências e epidemias como o Ebola e mais recentemente a Covid-19 ".

O relatório também mencionou a participação de Cuba em projetos de cooperação Sul-Sul em áreas como Saúde, Educação e Agricultura, e contribui para a formação de recursos humanos na América Latina e no Caribe, por meio de escolas internacionais em diversas disciplinas, desde Saúde Pública para Resiliência Climática.

O relatório foi divulgado durante o Fórum Aberto de Ciências da América Latina e Caribe, concebido como um espaço vivo de reflexão e interação com os problemas da gestão da ciência, tecnologia e inovação, o que contribui para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável na região.

Brasil 247


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br