qua
16
dez
2020

Valdir Teles

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta quarta-feira (16), mais um programa ‘De Repente na Rede’, versão alternativa do projeto ‘De Repente no Espaço’. Em seu novo formato, em vídeo, a atração é exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube. A apresentação é de Iponax Vila Nova, que na segunda edição de dezembro faz uma homenagem ao poeta Valdir Teles (PB).

Desde julho de 2015, a Funesc realizava o projeto De Repente no Espaço mensalmente, sempre na primeira quarta-feira de cada mês, sem interrupção. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto, que, além conduzir as cantorias, realiza oficina de declamação e versos, dentro do projeto.

Devido à pandemia da Covid-19, veio a necessidade de isolamento domiciliar e o projeto teve que ser temporariamente suspenso. Para suprir parcialmente essa ausência, foi criado o ‘De Repente na Rede’. Em seu novo formato, Iponax Vila Nova cita um poeta repentista a cada semana. Todos os programas exibidos desde julho estão disponíveis no Youtube.

Valdir Teles – Poeta consagrado na poesia popular nordestina. Nascido no Cariri paraibano, iniciou trajetória em 1979, em Patos (PB). Cantou com Louro Branco, Geraldo Amâncio e Zé Viola, nomes reconhecidos da cena do repente. Acumula mais de 500 troféus, uma turnê pela Europa e outra pelo Norte do Brasil até a Bolívia. Faleceu no dia 22 de março de 2020, aos 64 anos.

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras no alto sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia-a-dia. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.

Serviço

De Repente na Rede

quarta-feira, 16/12, 19h

Homenageado: Valdir Teles (PB)

Apresentação: Iponax Vila Nova

TV Funesc: www.youtube.com/funescpbgov

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br