ter
22
dez
2020

Orquestra Infantil

A pandemia do novo coronavírus não interrompeu o trabalho, mesmo virtualmente, das crianças da Orquestra Infantil da Paraíba e do Coro Infantil da Paraíba, que prepararam um concerto especial, nesse período natalino,  em homenagem a Ludwig van Beethoven, para lembrar os 250 anos de seu nascimento. Dentro da  programação online Funesc na Rede, os jovens artistas vão executar a “Ode à Alegria”, da “9ª Sinfonia”, considerada uma obra-prima de Beethoven.

A exibição será nesta quarta-feira (23), às 20h, pelo canal da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) no YouTube. O concerto tem regência dos maestros Marcelo Vasconcelos e João Alberto Gurgel.

O regente da Orquestra Infantil da Paraíba, Marcelo Vasconcelos, lembrou as dificuldades que todos têm enfrentado durante a pandemia e como o trabalho teve que continuar. “O ano de 2020 jamais será esquecido, porque confrontou a vida com muita força e, consequentemente, estimulou uma reflexão profunda. Nós tivemos que pensar em soluções para tentar minimizar os danos imensuráveis trazidos pela pandemia e buscar resgatar, na medida do possível, o desenvolvimento artístico e humano das nossas crianças”, afirmou.

Ele destaca que 2020 também marcaria, em 17 de dezembro, o aniversário de 250 anos de um dos maiores nomes da história da música, o alemão Ludwig Van Beethoven. “Com sua obra que se compõe de mais de 200 peças, Beethoven se faz presente no cotidiano de muitos de nós, mesmo quase 200 anos depois partir. A nona sinfonia é, sem dúvida, a obra mais revolucionária. Com imensa relevância para a redefinição dos parâmetros composicionais da época, ele faz, pela primeira vez na história das sinfonias, em 1824, uso de um coral que, no seu quarto movimento, canta o “Hino à Alegria”, explicou o maestro.

Foi a qualidade e a beleza da obra que levaram a orquestra e o coro infantil a homenagearem o compositor alemão nos seus 250 anos. “Adaptando esse trecho da obra para a realidade técnica e artística das crianças da orquestra infantil, sob minha regência, e coro infantil, sob a batuta do maestro João Alberto Gurgel, tivemos a felicidade de conseguir integrar, virtualmente, nossas ferramentas culturais e produzir um material para inspirar todos que possam ouvir e ver a seguir com força e esperança. Foi necessário muito esforço para aprontar o material de estudo digitalizado, para elaborar um projeto de execução, gravar vídeo guia, ministrar aulas online, fazer análise e correção de vídeos e montar projeto de áudio e vídeo. O resultado de todo nosso trabalho pode ser visto no curto, mas carinhoso vídeo que preparamos com muita seriedade e alegria para todos”, completou Marcelo Vasconcelos.

O maestro João Alberto Gurgel também destacou os desafios enfrentados neste ano de 2020. “De tudo podemos tirar um aprendizado e sempre procurar aguçar todo o nosso potencial. Em época de apresentações virtuais, podemos, de fato, nos orgulhar de ter sido o primeiro grupo coral infantil (e também um dos primeiros de qualquer idade) – eu diria até em nível mundial – a realizar uma produção virtual na pandemia. O que, logo depois, desencadeou esse estilo nos quatro cantos do mundo. Esse sistema manteve e vem mantendo as realizações culturais acesas e ativas, sobretudo na música instrumental coral e orquestral”, explicou.

“Este novo modelo e cheio de tecnologia, claro que com as devidas instruções e experimentos, foi facilmente absorvido pelos nossos artistas mirins, dentre os trabalhos virtuais que realizamos durante esta pandemia no ano de 2020. E para fazer o encerramento desta temporada, nada mais propício do que a alegria da Nona Sinfonia de Beethoven, uma das maravilhas do mundo, interpretada pelo núcleo infantil da Orquestra Sinfônica da Paraíba: o coro infantil, sob minha regência, e a orquestra infantil, na direção de Marcelo Vasconcelos. As edições de áudio e vídeo são de Egon Elgueta, do corpo administrativo da Orquestra Sinfônica da Paraíba. Agradecemos também a direção executiva da Orquestra Sinfônica, na pessoa de Márcio Carvalho, pela coordenação e execução desse lindo trabalho”, finalizou o maestro.

Márcio Carvalho ressaltou que o momento foi oportuno para essa homenagem e comemorou o resultado, que foi um desafio para as crianças da orquestra e do coro infantil. “Ao passo em que nos deparamos com a homenagem obrigatória neste ano especial onde Beethoven faria 250 anos, tivemos um gigante desafio em realizá-la neste momento de pandemia. Não pudemos ensaiar nenhuma vez neste ano, mas os maestros Marcelo Vasconcelos e João Alberto Gurgel encontraram soluções didáticas-pedagógicas que foram o ponto central do sucesso deste trabalho”, observou o diretor administrativo da OSPB.

“Há um simbolismo por trás dessa obra em relação ao momento em que vivemos:  o trecho que será apresentado nesta quarta-feira está presente no quarto movimento e é uma referência ao poema “Ode à Alegria”, onde o autor expressa uma visão idealista da raça humana como irmandade, expressando ideais de liberdade, paz e solidariedade. A nona sinfonia é considerada uma das mais importantes obras já feita, foi a última sinfonia completa composta por Beethoven e isto se deu no auge de sua surdez”, completou.

“Além disso”, continuou Márcio Carvalho, “Beethoven foi inovador ao orquestrar tantos instrumentos e inserir coro, que até então era inédito em sinfonias. Desde as primeiras inspirações até a efetiva conclusão da obra, levou-se décadas, e a minutagem final ultrapassou todos os limites da época. Então, assim como Beethoven, tivemos nesta pandemia – e neste trabalho em especial – o desafio de irmos além de nossas dificuldades e ultrapassar nossos limites para construir algo relevante para a humanidade. Como bem frisou o maestro João Alberto, não há registros de algo semelhante já realizado no mundo inteiro. Ou seja, não tivemos referências experimentais para criação e realização deste trabalho. E fazer isso com crianças, em um período natalino, deixa tudo mais belo e prazeroso”, comemorou.

Orquestra Infantil

A Orquestra Infantil da Paraíba foi fundada pela Professora Izabel Burity e coordenada pela maestrina Norma Romano de 1986 a 2014. A maestrina foi quem motivou a criação da OIEPB, aperfeiçoando e popularizando o ensino da música, dando uma sólida formação orquestral para aqueles que desejassem continuar a carreira de músico, enriquecendo os conhecimentos dos que acolhem a música como um complemento para obter uma sólida educação.

Atualmente, a orquestra segue sob a batuta do regente Marcelo Vasconcelos, Deyse Firmino como regente da iniciação orquestral e Gustavo Gines de Paco como professor auxiliar dos sopros, que seguem o legado deixado por Norma Romano de promover a descentralização e democratização do acesso da população às diferentes atividades artísticas, divulgando um repertório sinfônico universal, enfatizando a interpretação da música brasileira e, em especial, da nordestina. Ao longo de anos, a orquestra tem realizado apresentações no Brasil e no exterior, se destacando principalmente na interpretação do seu repertório de peças eruditas.

A Orquestra Infantil da Paraíba se destaca como um dos poucos grupos infantis do gênero existentes na América Latina. É um bem cultural que faz parte da Orquestra Sinfônica da Paraíba, e como tal, visa à formação cultural e social da criança e do adolescente por meio da prática instrumental. Para tanto, fomenta anualmente o ingresso de novas crianças através de audições que buscam selecionar os instrumentistas mirins.

Marcelo Vasconcelos é violinista de formação. Iniciou seus estudos aos 4 anos, integrando o Projeto Espiral da Funesc, e foi spalla da Orquestra Infantil da Paraíba, sob regência da maestrina Norma Romano. Formou-se bacharel na UFPB e foi membro fundador do Grupo Armorial Marista, Orquestra de Câmara de João Pessoa, Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa e Orquestra Sinfônica da UFPB. Trabalhou como professor auxiliar na OIEPB por três anos. Atualmente integra o quadro efetivo de músicos da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba e é maestro da Orquestra Infantil da Paraíba.

Coro Infantil

Sob regência do maestro João Alberto Gurgel, o Coro Infantil é administrado pela Orquestra Sinfônica da Paraíba. Entre suas atividades, aborda as disciplinas de técnica vocal e expressão corporal ao longo do ano. Os coristas participam de apresentações em eventos realizados tanto pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) quanto por outros órgãos do Estado, além da participação em diversos festivais.

João Alberto Gurgel dirige e produz arranjos para corais desde 1992. Além de atuar como regente do Coro Infantil da Paraíba desde 2008, é também o regente do Coral Universitário Unipê desde 2001, do Coro do Tribunal de Contas do Estado desde 1998, do Coral Ladies (Clube da Melhor Idade Cidade Verde) desde 2009, e já esteve à frente de grupos como o Coral da Cultura Inglesa, Coral das Lourdinas, Coral do Instituto Sagrado Coração de Jesus, Coro do Ministério Público da Paraíba, Coral do Colégio Instituto João XXIII, entre outros. Além disso, regeu o Coro Sinfônico da Paraíba no período de 2009 a 2013. João Alberto é filho do maestro Maurício Gurgel (in memorian), um dos principais nomes do movimento coralista paraibano.

Serviço

Concerto em homenagem a Beethoven

Orquestra Infantil da Paraíba e Coro Infantil da Paraíba

Regência: Marcelo Vasconcelos e João Alberto Gurgel

Exibição: 23/12/2020, às 20h

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br