sex
12
fev
2021

Daniel Beltrammi

O secretário executivo de Estado da Saúde, Daniel Beltrammi, explicou, durante entrevista, que aquelas que pessoas que já foram contaminadas pelo novo coronavírus podem ser reinfectadas pela nova variante e, mais uma vez, apresentar sintomas da covid-19.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a variante mais contagiosa do coronavírus está em circulação na Paraíba. A confirmação veio após o sequenciamento genético de amostras com alta carga viral, dentro da rotina de enfrentamento da pandemia e monitoramento da doença no estado. São três pacientes confirmados até o momento.

Segundo o secretário, as variantes já descobertas possuem capacidade maior de escapar dos nossos anticorpos mesmo após ter sido diagnosticado com o novo coronavírus. “Essas variantes, em aproximadamente metade das pessoas que já tiveram covid-19, o vírus conseguiu escapar das defesas que essas pessoas foram capazes de desenvolver”, revelou o secretário.

Beltrammi explica que o que foi descoberto até agora é que as variantes quando infectam as pessoas, normalmente, apresentam quadros de sintomas leves a moderados, não se tornando mais graves. “Estamos estudando ainda, assim como o mundo inteiro, e a ciência pesquisa qual é o efeito dessas variantes nas primeiras infecções, ou seja, no caso de pessoas que nunca foram exposta ao vírus”, alertou Beltrammi.

Para evitar a contaminação, seja pela primeira variante do novo coronavírus, seja pelas novas mutações, Beltrammi voltou a recomendar os cuidados que já foram repassados à população desde o início da pandemia. “A covid é uma doença evitável se a população usar a máscara, lavar bem as mãos e manter o distanciamento social estará protegida”, recomendou o secretário.

PB Agora


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br