ter
16
fev
2021

RUARTES

O Serviço Especializado de Abordagem Social (Ruartes), ligado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) já distribuiu 7.280 refeições a pessoas em situação de rua, entre janeiro e a primeira semana de fevereiro deste ano. Apenas em janeiro, foram realizadas 151 abordagens em diversos pontos da cidade, resultando em encaminhamento às casas de acolhimento, reintegração à família e relatórios aos Conselhos Tutelares.

Com a pandemia de covid-19, o trabalho do Ruartes passou a incluir a distribuição de refeições como almoço e jantar, além de kits de higiene e orientações sobre a correta lavagem das mãos, para ajudar na retomada da convivência familiar, assim como apoio para saída desta condição.

O Ruartes identifica, seja por meio de denúncia ou buscas ativas em áreas previamente planejadas, as pessoas em situação de rua e realiza o atendimento, direcionando para que os devidos encaminhamentos aconteçam, seja para a reintegração familiar, recâmbio para o município de origem, acesso à documentação civil básica, conselho tutelar, serviços de saúde, acolhimento institucional, cadastramento em programas sociais e outros serviços ofertados pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

“Sabemos que algumas pessoas adotaram a rua como estilo de vida, mas para aqueles que se mostram dispostos a recomeçar, temos um trabalho de apoio muito produtivo. A Prefeitura tem um compromisso de acolher e oferecer as ferramentas para reinserção, principalmente porque a maioria dos atendidos não é de pessoas naturais de João Pessoa, mas que precisam de ajuda para retornar ao seu município de origem ou à sua família”, explicou Maria do Amparo, coordenadora do Ruartes.

O serviço é focado no resgate da cidadania através de atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidade, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e familiares, que viabilizem a construção de novos projetos de vida, podendo ser acionado pela população a partir do número (83) 3214-3709.

Secom-JP


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br