seg
22
fev
2021

Secretário de Saúde participou, nesta segunda-feira (22), de reunião com a CIB e durante a ocasião falou sobre o cenário atual da pandemia na Paraíba

Geraldo-Medeiros
Secretário Geraldo Medeiros – Foto: Arquivo

O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros participou, nesta segunda-feira (22), de reunião com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e durante a ocasião falou sobre o cenário atual da pandemia na Paraíba. Geraldo culpou o crescente número de infectados e de mortes de paraibanos a insensatez de uma parcela da população, que se “cansou do vírus”.

“As pessoas se cansaram do vírus, só que o vírus não se cansou e tivemos, ultimamente, mais de 20 mortos em um dia. Cenário esse que só tínhamos visto em maio e junho do ano passado. As pessoas não usam máscara, nos finais de semana vão para as baladas, fazem festinhas em casa, nos apartamentos de veraneio, casamentos, bares cheios. Então, é um contexto global da insensatez de uma parcela da população, que está produzindo o adoecimento maior dos paraibanos e o crescimento do número de mortes” declarou.

Leitos de UTIs

Atualmente, de acordo com Geraldo, não há uma diminuição no número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no estado, o que existe é uma circulação viral maior, devido às variantes da Covid-19 e a desobediência por parte da população das medidas para evitar o contágio pelo vírus.

“Não há uma diminuição no número de leitos de UTI no estado. O que há, realmente, é uma circulação viral maior, em decorrência dessas variantes e da não obediência da população, ao distanciamento social, somado as eleições, que foi um grande mal para o nosso país, deveriam ter sido adiadas. Natal e ano novo, as aglomerações, veraneio e o carnaval”, relatou.

Sobre a CIB

A Comissão Intergestores Bipartite – CIB, foi criada pela Norma Operacional Básica – NOB/93/MS, como fórum de pactuação entre os gestores estadual e municipal. É composta igualmente de forma paritária e integrada por representação do Estado e dos Municípios e as decisões sempre serão tomadas por consenso. A pauta da reunião da CIB de hoje foi para discutir sobre o cumprimento da decisão judicial em relação a prioridade da vacinação dos idosos contra a Covid-19.

Paraíba Já


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br