dom
14
mar
2021

torre_Igreja São Frei Pedro Gonçalves-2

O trabalho de restauração da torre da Igreja São Frei Pedro Gonçalves, localizada no Centro Histórico da Capital, teve continuação neste domingo (14), com previsão de conclusão até o final do dia. A ação iniciada na última quinta-feira (11) conta com o auxílio da Prefeitura de João Pessoa, através da supervisão da Coordenadoria do Patrimônio Cultural (Copac) e a ajuda da Secretaria Executiva da Defesa Civil e a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) que interditaram o local para a realização do serviço.

A torre ficou danificada após um raio cair durante as fortes chuvas no fim de fevereiro. O trabalho na estrutura da igreja foi realizado com a presença do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) e a fiscalização de técnicos especializados na área de restauro e recuperação de patrimônio. Segundo Daniella Bandeira, coordenadora da Copac, inicialmente a parte atingida seria removida para ser restaurada, porém, em harmonia com o Iphan e a Arquidiocese da Paraíba, foi decidido por se fazer o reparo no local. “A intenção era concluir a restauração mais cedo, porém, se trata de um serviço delicado devido à altura e a importância dessa estrutura, sendo necessário um pouco mais de tempo”, explicou.

O padre Pedro Targino, pároco da Igreja São Frei Pedro Gonçalves, ressaltou a importância desse serviço. “A igreja é um patrimônio histórico e religioso, tendo então um valor inestimável e por isso é tão importante cuidar”.

De acordo com Alberto Sabino, diretor de Minimização de Desastres da Defesa Civil de João Pessoa, desde que a estrutura foi danificada pelo raio houve uma preocupação em isolar o local para preservar a segurança das pessoas.

A Igreja São Frei Pedro Gonçalves foi construída no ano de 1843 e pertence à Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Em 2 de dezembro de 1998 ela foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep).

torre_Igreja São Frei Pedro Gonçalves-2

Secom/JP


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br