seg
29
mar
2021

Painel Funesc

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta terça-feira (30), a partir das 19h, mais uma edição do ‘Painel Funesc’, que vai trazer o tema ‘Histórias da cena Tabajara’, com Duílio Cunha (autor e teatrólogo), Paulo Vieira (ator, teatrólogo e escritor), Fernando Teixeira (ator) e Ana Marinho (atriz e professora). O encontro será mediado por Suzy Lopes (atriz e coordenadora de Teatro da Funesc), com transmissão ao vivo via YouTube (youtube.com/funescpbgov).

O encontro será uma oportunidade para se debater o livro “Histórias da Cena Tabajara: o teatro em João Pessoa (1975-2000)”, lançado em 2020 e de autoria de Duílio Cunha. Nele, é trazido o testemunho do teatro no tempo do autor e se recuperam as narrativas do teatro paraibano e algumas do teatro brasileiro, evidenciando predominantemente os fenômenos teatrais do Sul e Sudeste.

Duílio Cunha nasceu em Pilões (PB) e é ator, diretor e professor de teatro. Desde criança já mostrava criatividade para as artes e, na adolescência, descobriu que o teatro, além de diversão, poderia ser palco para discussões de cunho político-social, linha que permeou muitos de seus trabalhos. Ao longo de sua carreira, criou o Grupo de Teatro Popular Mairarte, coordenou atividades no Projeto Beira da Linha, participou da Escola Piollin e do Grupo de Teatro Contratempo.

É mestre pelo Programa de Pós-graduação em Letras da UFPB, foi professor auxiliar na Universidade Regional do Cariri e professor assistente da UFCG. Atualmente, Duílio participa do PINEL – Núcleo de Pesquisa e Experimentação Teatral em Campina Grande. Dentre tantos trabalhos relevantes, participou da montagem do espetáculo “As Velhas”, que atingiu enorme sucesso em seis anos de existência e quase cem apresentações em todo o Brasil. Tem em seu currículo alguns autos natalinos e paixões de Cristo, além de muitas premiações em festivais.

Fernando Teixeira é natural de Conceição (PB) e se consolidou como ator, dramaturgo e diretor. Iniciou no teatro compondo o elenco do infantil ‘Joãozinho Anda pra Trás’ e ingressando, em São Paulo, no Teatro Oficina, conhecido por sua estética revolucionária e por reunir grandes atores ao longo de décadas. Ao longo de mais de 50 anos de atividades, encenou dezenas de espetáculos, entre eles “O Auto da Compadecida”, “Papa Rabo”, “Anayde, 15 anos depois” e “Fogo Morto”. Também se dedica à televisão e ao cinema, com as produções “Baixio das Bestas”, “O Lobisomem da Paraíba”, “Ilha”, o premiado “O Hóspede”, entre outros.

Fundou o Grupo Bigorna, com Carlos Aranha e Jurandir Moura, com a montagem da peça “Navalha na Carne”. Viajou por toda a Paraíba apresentando o monólogo “Esparrela”, onde dirigiu e encenou um texto de sua própria autoria. Em 2013, foi lançado o livro “Fernando Peregrino – um perfil biográfico de Fernando Teixeira em 50 anos de palco”, que relata a trajetória do artista. Atualmente, é professor aposentado da UFPB e comanda com sua esposa o grupo de teatro Bigorna.

Paulo Vieira nasceu em João Pessoa (PB), é ator, diretor, dramaturgo, professor e escritor. Tem licenciatura em Educação Artística pela UFPB, mestrado em Artes – Concentração em Teatro e doutorado em Artes, ambos pelo Universidade de São Paulo (USP). Atua como professor associado 4 da UFPB e coordena o mestrado profissional em Artes – Profartes.

Em sua trajetória, publicou cerca de 27 artigos em periódicos especializados e quatro livros. Acumula em seu currículo diversas premiações, como melhor diretor, destaque em dramaturgia e melhor texto original. Atua, ainda, no Conselho Superior de Ensino (Consepe) da UFPB e com a Comissão Assessora de Avaliação dos Cursos de Teatro do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP – MEC).

Ana Cristina Marinho é natural de Patos (PB) e se mudou para João Pessoa para cursar o ensino médio. É atriz e professora doutora do Departamento de Letras da UFPB, onde pesquisa narrativas contemporâneas de autores das literaturas brasileira, africana e portuguesa, além de biografias e testemunhos de escritores e artistas populares. Incorpora a arte teatral ao seu trabalho como docente e leva a experiência acadêmica para sua atuação nos palcos.

Foi aluna da primeira turma de Formação de Atores e Atrizes da Funesc, coordenada por Roberto Cartaxo, integrou o Coletivo de Teatro Alfenim e participou de muitos espetáculos e monólogos, como o “Razão para Ficar”, e havia entrado, antes da pandemia, em fase de conclusão da montagem “Doutor Fausto da Silva”, com texto de Paulo Pontes. Atualmente, faz parte do Grupo OsFodidário, formado em um curso de especialização em teatro da UFPB e integra o projeto “Momento Arte e Cultura”, idealizado pela ADUFPB, no qual são homenageados nomes da produção artística paraibana.

Suzy Lopes é natural de Cajazeiras (PB) e é atriz, produtora e contadora de histórias. Possui Bacharelado em Teatro (UFPB) e Mestrado em Literatura e Interculturalidade pela UEPB. Além do teatro, Suzy se destaca no cinema brasileiro, com participações nos filmes: “Era uma vez eu, Verônica”, “Sol Alegria”, “Ambiente Familiar”, “A Ética das Hienas”, “Beiço de Estrada”, “Crua” e o curta “Atrito”, que lhe rendeu prêmios de Melhor Atriz em alguns festivais de cinema. No teatro, além de tantas outras, interpretou “Mercedes”, escrita pelo dramaturgo Paulo Vieira, peça produzida especialmente para ela.

Na televisão, estreou na série “O Fim do Mundo”, no Canal Brasil. Também esteve no elenco de “A Febre”, “Fim de Festa”, “Vestido Branco, Véu e Grinalda” e “Divino Amor”. Em 2013, ingressou na Galharufas Companhia de Teatro, onde é atriz e produtora. Em 2019, Suzy Lopes e mais cinco atores paraibanos participaram do elenco do faroeste brasileiro “Bacurau”, conquistando reconhecimento internacional e premiação na Competição Oficial do Festival de Cannes.

O ‘Painel Funesc’ estreou no dia 14 de julho de 2020 e, desde então, já foram realizados diversos encontros virtuais, semanalmente. A proposta do projeto é levar ao público discussões sobre diferentes linguagens artísticas, além de assuntos relacionados à produção cultural e à cena paraibana.
SERVIÇO:  
PAINEL FUNESC

Tema: Histórias da cena Tabajara (Livro de autoria de Duílio Cunha)  
Terça-feira, 30 de março de 2021, às 19h

Convidados: Duílio Cunha (autor e teatrólogo), Paulo Vieira (ator, teatrólogo e escritor), Fernando Teixeira (ator) e Ana Marinho (atriz e professora) 

Mediadora: Suzy Lopes (atriz e coordenadora de Teatro da Funesc)
Transmissão: TV Funesc (youtube.com/funescpbgov).

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br