seg
12
abr
2021

Jairo Cézar

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta terça-feira (13), a partir das 19h, mais uma edição do ‘Painel Funesc’, cujo tema em debate será "O universo literário infantil e o incentivo à leitura". Os debatedores do encontro serão os escritores paraibanos André Ricardo Aguiar, Junior Misaki e Jairo Cézar, mediados pelo jornalista Jãmarrí Nogueira e com transmissão ao vivo via YouTube (youtube.com/funescpbgov).  

André Ricardo Aguiar nasceu em Itabaiana (PB), mas reside em João Pessoa. É poeta, contista, cronista, autor de livros infantis e publicou, pela Editora Ideia, em 1992, seu livro de poemas “A Flor em Construção”. Após uma viagem a Portugal, em 2003, escreveu “Bagagem Lírica”, publicado pela editora Sal e Terra. Desde pequeno, gostava de observar as coisas do mundo e tirava dali muitas histórias, que ficaram guardadas até serem escritas para o público infantil. Já adulto, depois do nascimento de sua filha, a menina também passou a ser fonte de inspiração para criação de personagens e histórias.

Junior Misaki nasceu em Patos (PB), como José Jerônimo Vieira Júnior. É um artista visual, escritor e ilustrador, fã de histórias em quadrinhos e Mestre em Artes pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atua como professor efetivo na rede estadual do RN e, em 2020, foi congratulado pelo Prêmio Maria Pimentel, na chamada estadual da lei Aldir Blanc, por seu primeiro livro infantil “Clarice e a Andorinha”, muito elogiado por educadores, psicólogos, pais e jornalistas, pela temática e linguagem livre para todos os públicos. 

Jairo Cézar nasceu em Joao pessoa, mas vive em Sapé (PB). É formado em letras pela UFPB e também escritor, poeta, contista, professor e roteirista de quadrinhos. Dentre suas principais obras, estão “Escrito no ônibus” (2007); “Rapunzel e Outros Poemas da Infância” (2012); “Augusto dos Anjos em Quadrinhos” (2014); “O Peso das Gotas” (2015); “João Pessoa em Quadrinhos” (2015) e “José Américo de Literatura” (2015), sendo bastante premiado com várias delas. Ainda mantém forte atividade cultural voltada à formação de leitores e de incentivo à leitura nas escolas, além de palestrar sobre o tema literatura infantil.

O ‘Painel Funesc’ estreou no dia 14 de julho de 2020 e, desde então, já foram realizados diversos encontros virtuais, semanalmente. A proposta do projeto é levar ao público discussões sobre diferentes linguagens artísticas, além de assuntos relacionados à produção cultural e à cena paraibana. Os encontros acontecem sempre às terças-feiras.    

Serviço:

Painel FUNESC   

Terça feira – 13/04/2021 – às 19h   

Tema: "O universo literário infantil e o incentivo à leitura"

Convidados: André Ricardo Aguiar, Junior Misaki e Jairo Cézar (escritores)

Mediador: Jãmarrí Nogueira (jornalista)

Transmissão: TV Funesc (youtube.com/funescpbgov)

Secom/PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br