seg
19
abr
2021

Azevêdo_Dia do Índio

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (19), dia nacional dos Povos Indígenas, uma série de ações em benefício dos Povos Tabajara e Potiguara. O anúncio foi feito em mensagem por vídeo, durante solenidade virtual no canal oficial do Governo do Estado no YouTube. Diversas lideranças indígenas prestigiaram o evento, que teve como tema "Respeite e celebre nossas origens" e contou também com apresentações de danças da cultura das tribos que habitam na Paraíba.

As ações anunciadas contemplam a transformação da Escola Estadual Matias Freire, em Baía da Traição, em Escola Cidadã Integral Indígena; a construção de uma passagem molhada na aldeia São Francisco, beneficiando 17 famílias da localidade; implantação de sistema de abastecimento d’água completo, beneficiando 34 famílias da Associação de Apicultores Indígenas de Baía da Traição; a distribuição de 3 mil quilos de milho e feijão; e a distribuição de 5 mil alevinos e peixes para as aldeias. 

"A nossa gestão tem um olhar especial para os povos indígenas e já promovemos ações importantes, a exemplo de pavimentação de trechos de acesso a aldeias, a realização dos Jogos Indígenas da Paraíba, a entrega de cerca de 60 mil alevinos e peixes para água doce e de cestas básicas para o enfrentamento da pandemia", disse o governador João Azevêdo, ressaltando a distribuição de vacinas contra a Covid-19 para os indígenas.

O chefe do Executivo parabenizou o dia nacional dos Povos Indígenas, destacando as ações do Governo do Estado na preservação da cultura. "Hoje, dia nacional dos Povos Indígenas, é dia de celebrar e de reverenciar as origens do nosso País. É, acima de tudo, um dia de respeito à memória e às tradições dos povos nativos", afirmou.

"É uma satisfação compartilhar esse momento com vocês, em que anunciamos uma série de ações que demonstram o nosso respeito e o nosso engajamento pela valorização dos povos indígenas", prosseguiu o governador, destacando que as ações anunciadas são o resultado do trabalho integrado de diversas secretarias e órgãos do Governo do Estado.

A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, afirmou que as ações anunciadas pelo governador João Azevêdo representam mais qualidade de vida para os povos Tabajara e Potiguara. "Todo o esforço do Governo para que essas ações se concretizem e tenha mais qualidade de vida para o povo Potiguara, para o povo Tabajara. Isso é um direito, isso é mais que merecido, respeitando a cultura, respeitando a sustentabilidade", comentou, lembrando o diálogo permanente da Secretaria com as lideranças indígenas.

O cacique geral do povo Tabajara, Sandro Gomes, agradeceu ao governador João Azevêdo as ações adotadas. "Queria agradecer, de coração, ao nosso governador por ter trazido pavimentação, além de várias outras ações que estão vindo para o nosso povo através do governador", disse.

Participaram ainda da solenidade o gerente executivo da Equidade Racial da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, Roberto Silva, a integrante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Aparecida dos Santos Bezerra, além de diversas lideranças indígenas, a exemplo dos caciques Ednaldo e Alcides.

Secom/PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br