ter
20
abr
2021

Estudo analisa resistência à corrosão observada em armaduras galvanizadas empregadas em estruturas de concreto

Márcia Suzanna Dutra de Abreu

Com um estudo sobre a resistência à corrosão observada em armaduras galvanizadas empregadas em estruturas de concreto, pesquisadora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu o prêmio de melhor artigo científico da Macrorregional Nordeste da 3ª edição do Concurso "O Artigo do Ano".

A autora principal do artigo é Márcia Suzanna Dutra de Abreu, engenheira civil da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh, Chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar no Hospital Universitário Lauro Wanderley – HULW e aluna do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental da UFPB – PPGECAM.

Também participaram do estudo os pesquisadores Gibson Rocha Meira (professor do Instituto Federal da Paraíba e orientador do PPGECAM), Taíssa Guedes Cândido (doutoranda do PPGECAM) e Maria Laiz de Fátima Cabral Pontes (graduanda do IFPB).

A premiação aconteceu em São Paulo durante o 62º Congresso Brasileiro do Concreto Virtual, ocorrido no período de 30 de março a 02 de abril.

O trabalho estudou o comportamento das armaduras galvanizadas a quente submetidas à corrosão desencadeada por cloretos em meios com distintas alcalinidades. Para isso, empregaram-se células eletroquímicas contendo soluções que simulam a fase líquida do concreto.

“O artigo analisa a eficiência do aço galvanizado frente a meios com corrosão, ou seja, o que o aço galvanizado pode trazer de maior vida útil para as estruturas quando utilizados em relação ao aço convencional”, explicou a engenheira civil Márcia Suzanna.

Soluções com cinco diferentes pHs foram adotadas neste trabalho, em que teores de cloretos pré-estabelecidos foram progressivamente adicionados. As células foram monitoradas por meio de medidas de potencial de corrosão em circuito aberto e de densidade de corrente instantânea de corrosão.

Os resultados mostram a eficiência da proteção contra corrosão obtida pela galvanização da armadura, o que é demonstrado por um maior teor crítico de cloretos para esse tipo de armadura e uma menor cinética do processo de corrosão. Conforme o estudo, "os resultados mostraram que as armaduras galvanizadas apresentaram um bom desempenho em meios carbonatados, com tendência a redução da eficiência quando a alcalinidade atinge patamares mais elevados".

Observou-se que, para as diferentes concentrações de cloretos, apesar da armadura galvanizada apresentar um comportamento semelhante à comum, as mesmas apresentaram resultados mais satisfatórios, o que sugere que essas armaduras possuem um limiar crítico de cloreto maior que o aço convencional comum.

O concurso teve a participação de 385 trabalhos e este artigo fez parte de um grupo seleto de dez artigos que foram premiados, sendo dois artigos por Macrorregião do Brasil. “O meu e mais um outro artigo foram considerados os melhores da Macrorregião Nordeste”, informou Márcia Suzanna.

Ascom/UFPB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br