Caps I de Princesa Isabel realiza acolhimento com temática da luta antimanicomial

O CAPS – Centro de Atenção Psicossocial I de Princesa Isabel, realizou nesta quarta-feira (05), um acolhimento diferenciado aos usuários e familiares em alusão a LUTA ANTIMANICOMIAL, onde teve a participação do grupo musical BAÚ DAS MENINAS.

Durante todo o mês de maio o serviço trabalhará a temática através de oficinas terapêuticas e sala de espera.

Lembrando que nossa comemoração remete ao dia 18 de maio de 1987, no qual o Congresso Nacional dos Trabalhadores de Saúde Mental em Bauru, São Paulo, foi decretado o DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL – POR UMA SOCIEDADE SEM MANICÔMIO. Desde então, a sociedade civil, especialmente os(as) trabalhadores(as), os familiares e principalmente os(as) usuários(as) dos serviços de saúde mental, vem lutando pela transformação da relação entre loucura e sociedade, buscando que pessoas com sofrimento psíquico tenham uma vida digna, livre e independente, que também tenham os seus direitos de cidadãos assegurados, e que os Serviços de Saúde Mental que ofereçam um tratamento pautado no respeito à história de cada usuário e no resgate de seus vínculos familiares e sociais.

Na Paraíba, temos a Lei 11.490 de 01 de novembro de 2019 que institui a Semana Estadual de Conscientização sobre a Luta Antimanicomial. Lei que nos apoia institucionalmente na potencialização das ações que ressaltamos em maio, mas que devem respaldar nossas ações em nossos serviços o ano inteiro.

Ascom/PMPI

CAPS IPrefeitura de Princesa Isabel
Comentários (0)
Adicionar comentário