sáb
15
maio
2021

FCJA

A Fundação Casa de José Américo, por meio do Museu, vai integrar as atividades da 19ª Semana Nacional de Museus, com a realização de uma mesa-redonda virtual, na próxima quarta-feira (19), às 9h, transmitida pelo canal oficial da FCJA no YouTube. O tema central, que foi definido para este ano, pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), é “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.

Com adaptação local, o tema será "O futuro dos museus paraibanos: recuperação e reimaginação". Sob a coordenação da gerente executiva do Museu Casa de José Américo, professora e geógrafa Janete Lins Rodriguez, ela mediará dois palestrantes: o pintor, desenhista e professor Chico Pereira e o gravador, curador e designer Dyógenes Chaves.

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente, para celebrar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), por iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com o objetivo de mobilizar instituições museológicas brasileiras, firmando parcerias, a partir de programações em torno de uma mesma temática. O período definido para a 19ª Semana Nacional de Museus é de 17 a 23 de maio.

Perfil dos palestrantes

Chico Pereira, natural de Campina Grande, foi fundador e coordenador do NAC/UFPB e primeiro diretor do Museu de Arte Assis Chateaubriand (CG), ex-subsecretário de Cultura do Estado, integrante da Associação Brasileira de Críticos de Arte e da Academia Paraibana de Letras. Realizou exposições pelo Brasil e no exterior.

Dyógenes Chaves, natural de Araçagi/PB, é ex-coordenador de artes visuais da Funesc e da Funjope, foi membro do Colegiado Setorial de Artes Visuais e suplente do Conselho Nacional de Política Cultural do MinC e da Associação Internacional de Críticos de Arte e curador da Usina Cultural Energisa. Coordenou e executou exposições e eventos de artes visuais pelo Brasil.

Secom/PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br