sex
04
jun
2021

Hospital-de-Trauma-de-Campina-Grande

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, é a unidade hospitalar da Paraíba que mais executa as práticas de segurança do paciente em serviços de saúde, recebendo a nota máxima de 100% em conformidade com os indicadores da  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ficando, portanto, em primeiro lugar no Estado.

Isso é o que aponta o relatório da autoavaliação nacional das práticas de segurança do paciente em serviços de saúde, realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2020. De acordo com os dados, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes foi classificado como instituição com alta adesão às práticas de segurança, apresentando conformidade alta, ou seja, 100% de conformidade dos indicadores de estrutura e processo avaliados.

“São 21 indicadores analisados, e essa adesão é importante para a segurança do paciente, para diminuir os riscos de lesões, quedas, entre outros itens que fazem parte do protocolo. O objetivo é melhorar ainda mais a qualidade da assistência prestada na Unidade Hospitalar”, explica a enfermeira coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, Talita Falcão.

Segundo ela, este ano o objetivo do Núcleo de Segurança do Paciente do Trauma-CG é envolver o familiar como parte do processo de cuidado, agindo como barreira para evitar falhas na assistência à saúde. Para isso, está sendo elaborada uma cartilha n qual os acompanhantes receberão dicas e orientações, como evitar que o paciente seja vítima de uma falha da assistência relacionada à sua identificação, prevenção de quedas, lesão por pressão, prevenção de infecção hospitalar por meio da higienização das mãos e interação com o cuidador na hora da administração do medicamento.

A coordenadora estadual de Segurança do Paciente e gerente Técnica da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa-PB), Vívian Lopes, parabenizou o Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes por conseguir mais um ano, mesmo em momento de pandemia, obter alta adesão às práticas de segurança do paciente, se destacando no estado da Paraíba como um serviço seguro e de qualidade e recebendo um selo em forma de estrela da Anvisa por obter a nota máxima de 100%.

A avaliação é nacional é realizada em todos os hospitais do país que possuam leitos adulto de Unidade de Terapia Intensiva-UTI, o que exige a implantação dos protocolos de segurança do paciente.

Secom/PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar quando


Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br