sáb
14
ago
2021

Concurso de Redação

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT), divulgou edital do Concurso de Redação, destinado aos estudantes das três séries do ensino médio da Rede Estadual de Ensino, cuja escola esteja previamente inscrita. O tema da redação é “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, mesmo tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2021, que deverá ser aplicada entre os dias 13 e 17 de setembro próximo.

O edital tem por objetivo promover o conhecimento sobre a importância das inovações científicas e tecnológicas para os mais variados temas de desenvolvimento do planeta.

De acordo com o edital, o Concurso de Redação acontecerá em duas etapas: escolar e estadual, sendo que cada escola irá definir sua comissão julgadora composta por: dois professores de língua portuguesa, profissionais responsáveis pelo acompanhamento pela produção textual na escola; um professor da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, profissional responsável pela discussão da temática na escola e análise sobre abordagem do tema na redação; gestor escolar, profissional responsável por coordenar os trabalhos na comissão; e presidente do Conselho Escolar, responsável por acompanhar e validar os trabalhos da comissão e registrá-los em Ata.

Na etapa escolar, cada escola escolherá apenas um representante classificado, enquanto na etapa estadual, a Comissão Estadual, formada por especialistas do Programa Desafio Nota 1000, conforme indicação da SEECT, escolherá o 1º, 2º e 3º lugares. Cada aluno poderá ter um Professor orientador, responsável em orientá-lo e acompanhá-lo durante todas as etapas do concurso. Os professores podem orientar vários alunos na etapa escolar. O estudante e o seu professor orientador concorrerão juntos ao prêmio.

O edital informa ainda que professor orientador deverá orientar seus alunos a escrever um texto dissertativo argumentativo, em Língua Portuguesa, original e de autoria exclusiva dos respectivos alunos, sobre o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”. A redação deve ser manuscrita e conter, no mínimo, oito linhas e, no máximo, 30 linhas. A proposta de redação deverá ser aplicada entre os dias 13 e 17 de setembro de 2021 em todas as escolas participantes. Caso as escolas, durante esse período, ainda estejam com suas aulas presenciais suspensas, a produção da redação deverá ser realizada de forma remota. A inscrição da escola será validada a partir do envio da redação escolhida pela Comissão Escolar, feito por meio do link: https://bit.ly/EnviosDesafioNota1000 .

Conforme o edital, o resultado final estará disponível nas redes sociais da Fapesq e da SEECT, no site: www.fapesq.rpp.br  ou http://paraiba.pb.gov.br/educacao  e/ou publicado em Diário Oficial do Estado, em 27 de setembro de 2021. A premiação acontecerá em data a ser divulgada pela SEECT e será de responsabilidade da Fapesq. Serão premiados: Os estudantes que alcançarem os 3 primeiros lugares da Etapa Estadual, que receberão medalhas, certificados e participarão de visitas técnicas no Instituto Nacional do Semiárido (Insa), em Campina Grande; e nas instalações do Curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, em data a ser divulgada pela Fapesq. O professor orientador do 1º lugar receberá certificado de participação e acompanhará os estudantes nas visitas técnicas. A Unidade Escolar do estudante que alcançar o primeiro lugar da Etapa Estadual receberá troféu. Conforme resultado final, os três estudantes melhor avaliados por Gerência Regional de Ensino, bem como os seus respectivos professores orientadores e as escolas da qual fazem parte, receberão certificados de mérito e participação.

CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO

As etapas de realização do concurso serão as seguintes:

Período para discussão da temática nas escolas: 02/08 a 10/09/2021;

Período para produção das redações nas escolas: 13/09 a 17/09/2021;

Envio das redações pelas escolas à coordenadoria: até 17/09/2021.

Confira aqui o Edital

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br