seg
16
ago
2021

pavimentacao_mumbaba_cidadeverde_foto_dayseeuzebio

A história conta que João Pessoa nasceu no rio e se desenvolveu em direção ao mar. Ao longo dos seus 436 anos, a cidade também expandiu seus limites para outras regiões e aumentou consideravelmente a população. Quem apresenta essa visão ao longo do tempo é o Atlas Filipeia – ferramenta criada pela Prefeitura que, além de permitir o acesso de qualquer pessoas a arquivos de dados geográficos, mapas dinâmicos e imagens úteis em tarefas escolares, está sendo decisiva para a formulação de políticas públicas para a Capital. A ferramenta de web foi desenvolvida na Secretaria de Planejamento,  pela equipe da Diretoria de Geoprocessamento e Cadastro Imobiliário.

O secretário de Planejamento, José William, lembra que o foco da gestão do prefeito Cícero Lucena no desenvolvimento sustentável do município levou a Prefeitura a disponibilizar a ferramenta não apenas para as demais secretarias e órgãos da prefeitura, mas também para entidades e conselhos profissionais, empresas, universidades e o público em geral.

Interação -“O acesso a essas informações e dados, antes exclusivo do poder público, agora está disponível para toda sociedade, ajudando a ampliar a interação da Base Cartográfica Municipal com os segmentos profissionais e produtivos que trabalham com planejamento e desenvolvimento urbano”, completou.

Desde o calçamento de ruas, construção de escolas, equipamentos públicos de lazer, saúde, até obras mais estruturantes como de mobilidade urbana, o Atlas Filipéia reúne um apanhado de informações produzidas por todas as secretarias municipais para auxiliar a Prefeitura para onde deverão ser investidos os recursos que atendam as necessidades da cidade e sua população, sem o desperdício de dinheiro público.

Nessa perspectiva, a Zona Sul é a região que apresenta maior crescimento na Capital – numa evolução percebida pela ferramenta a partir do ano de 1994, como observa Jordana Coimbra, do setor de Geoprocessamento da Secretaria de Planejamento (Seplan). “O desenho da cidade mostra isso – a cidade cresceu para a Zona Sul e é onde tem área disponível para continuar crescendo horizontalmente, com condomínios fechados e conjuntos habitacionais”, explicou.

Para atender as demandas de crescimento dessa região, a Prefeitura de João Pessoa já retomou as obras do Terminal de Integração do Valentina, que vai atender os passageiros com pelo menos 10 linhas de ônibus que passarão no local. Já em uma área anexa à nova integração, terão equipamentos em uma academia ao ar livre, campo de futebol profissional, pista de coorper e sistema de drenagem. Ainda na área de mobilidade urbana, com projeto aprovado e em fase de orçamento para licitação, a ampliação da Avenida Hilto Souto Maior, que integra o “guarda-chuva” de obras do sistema viário da Capital, inclui a criação de novas pistas laterais de rolamento, ciclovias, faixas de pedestre, iluminação especial e paisagismo, tornando-a uma das principais vias de acesso à cidade.

Dentro do projeto ´Agora tem Trabalho’, com obras iniciadas para calçamento, pavimentação e outras ações de infraestrutura, a Prefeitura contemplou os bairros Água Fria, Mumbaba, Valentina, Bairro das Indústrias, Cristo e Planalto da Boa Esperança.  A recuperação do Centro de Treinamento Ivan Tomaz e Mercado público, ambos, no Valentina, e a reforma do Mercado da Torre também fazem parte da ação.  

Para a redução do déficit habitacional, no primeiro semestre deste ano, a Prefeitura de João Pessoa entregou duas etapas do Residencial Vista do Verde, no Bairro das Indústrias, beneficiando 384 famílias e, para o segundo semestre, serão entregues mais 192 unidades do residencial Vista Alegre, no bairro de Gramame.

  • Secom-JP


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br