qui
19
ago
2021

caprinos_PB

A atividade caprina de produção de leite é um suporte na geração de trabalho e renda para famílias no semiárido paraibano. Para garantir a expansão da atividade, o Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Sedap, leva aos produtores rurais a assistência técnica sobre melhoria genética do rebanho.

Entre os exemplos de agricultores familiares beneficiados estão Josefa dos Santos e Júnior Brito, do Sítio Felicidade, no município São João do Tigre. Nesta semana, de forma presencial e seguindo os protocolos recomendados pela Secretaria de Saúde do Estado, o extensionista rural Sandro Vicente mais uma vez orientou sobre o manejo nutricional do rebanho, higienização das instalações e sala de ordenha, como também acerca do controle de verminose de forma seletiva, para evitar a super-dosagem.  

A agricultora Josefa trabalha com 35 animais caprinos das raças Saanen, Toggenburg e Parda Alpina, sendo que 13 cabras estão em lactação, produzindo 15 litros por dia. O leite é comercializado ao Programa de Aquisição de Alimento-PAA Leite.

O outro produtor visitado, Júnior Brito, tem plantel de 37 animais caprinos das raças Saanen e Toggenburg, sendo que 17 em lactação, produzindo 12 litros todos os dias, também vendidos ao PAA. Ele reconhece a importância da atividade caprina como fonte geradora de oportunidade de trabalho e sustento da família.

Na região do Cariri, a caprinocultura se destaca como atividade que traz oportunidade para famílias agricultoras obterem renda mensal. As ações têm o acompanhamento da Empaer de Serra Branca.

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br