seg
13
set
2021

Espaco-Cultural-JP

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta terça-feira (14), a partir das 19h, mais uma edição do ‘Painel Funesc’, que vai trazer o tema “Break Dance nas Olimpíadas”, com participação dos dançarinos Lucas Ferreira (B.boy Perninha) e Jéssika Andrade (B.girl Pekena). O encontro será mediado por Hugo Felix, da Gerência de Dança da Funesc, com transmissão ao vivo via TV Funesc (www.youtube.com/TvFunesc ).

O Breaking Dance é um estilo que foi inserido recentemente entre as modalidades das Olimpíadas e integrará os próximos jogos de Paris, na França, em 2024. O tema vem movimentando as comunidades de danças urbanas em todo o Brasil, esquentando o debate sobre a legitimidade do Break como modalidade olímpica, tendo em vista ser considerado, originalmente, um estilo de dança da cultura Hip Hop.

Assim, durante o encontro desta terça, duas grandes referências das danças urbanas na Paraíba e no Brasil, o B.boy Perninha e a B.girl Pekena (B.boy ou Bgirl são os nomes dados às pessoas que praticam o breakdance), trarão reflexões sobre os diferentes aspectos da novidade que é a inserção do break no mundo da dança e dos esportes olímpicos.

Lucas Ferreira Machado, o B.boy "Perninha", é natural de João Pessoa e começou na Dança de Rua aos 13 anos, por intermédio de um amigo. Tornou-se B.boy, fundou a “Infect Break Crew”, grupo ainda em atividade na cidade, e começou a participar de diversos campeonatos pelo Brasil, em muitos dos quais ganhou premiações.

Hoje, integra o elenco da “Killa Rockers Crew” e do “Coletivo Gang Gangrena”, sendo também membro oficial da equipe “Intime – King of Beat”, do grupo Bola de Neve. Perninha vem se destacando como um dos melhores dançarinos do Brasil e conquistando reconhecimento internacional no cenário do break. Em 2017, ele foi convidado para participar da equipe internacional “ill-abilities” e, desde então, tem realizado shows, workshops e palestras, em diferentes países.

Jéssika Andrade, a B.girl Pekena, é natural de Campina Grande, licenciada em Dança e mestranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), além de professora efetiva de Arte no município de Conde (PB). É, também, educadora de dança do Centro Cultural Piollin, em João Pessoa. Desde 2006, desenvolve trabalhos com Dança, especialmente o Breaking. Participou de competições na modalidade, ganhando o primeiro lugar em alguns campeonatos pelo Nordeste. Atualmente, Jéssika participa de eventos de dança pelo Brasil, seja como competidora, jurada, educadora ou palestrante. Em 2017, começou a pesquisar a cultura popular brasileira, desenvolvendo trabalhos que dialogam com o Breaking, como o Cavalo Marinho. Diretora e dançarina do Grupo “Soul Brazil”, ela ainda participa do Grupo de pesquisa Cosmover (UFPB) e colabora com a Rede de B.girls do Brasil.

Hugo Félix é estagiário na gerência da Dança da Funesc, graduando em Licenciatura em Dança pela UFPB, artista-pesquisador de iniciação científica pela mesma universidade e participante do grupo de pesquisa “CosMover”. Iniciou atividades com produção cultural através do projeto “Comer Cultura”, entre 2016 e 2018, pleiteado através do edital de Valorização de Iniciativas Culturais (VAI I – SP). É praticante do Popping, estilo que se insere nas danças urbanas, no qual são utilizadas contrações musculares na batida da música, e tem como professor Frank Ejara, diretor da Cia. Discípulos do Ritmo (SP).

O ‘Painel Funesc’ estreou no dia 14 de julho de 2020 e, desde então, já foram realizados diversos encontros virtuais, semanalmente. A proposta do projeto é levar ao público discussões sobre diferentes linguagens artísticas, além de assuntos relacionados à produção cultural e à cena paraibana.

SERVIÇO:

Painel Funesc

Tema: “Break Dance nas Olimpíadas”

Terça-feira,  14 de setembro de 2021, às 19h

Convidados: Lucas Ferreira (B.boy Perninha) e Jéssika Andrade (B.girl Pekena)

Mediador: Hugo Felix (Funesc)

Transmissão: TV Funesc (youtube.com/TvFunesc)

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br