dom
10
out
2021

Espaço da Criança

Para comemorar o Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba exibirá em seu canal no Youtube (/tvfunesc) a programação da 10ª edição do projeto Espaço da Criança. Serão exibidos nos turnos da manhã, a partir das 10h, e da tarde, a partir das 15h, os vídeos selecionados no edital que carrega o mesmo nome da ação. As 14 produções, com conteúdos infantis, são das áreas de circo, teatro, dança, contação de história, música, povos tradicionais e audiovisual (curta-metragem).

O evento, que acontece de forma on-line, será apresentado por Itamira Barbosa, como a palhaça Popoia, e Daniel Nóbrega, como o palhaço Suvelão.

Confira a programação:

Manhã – A partir das 10h

1. Bambam, El Grande Mago (Luís Eduardo) – Circo

Sinopse: Em "Bambam, El Grande Mago", o Palhaço Bambam aventura-se como um atrapalhado mágico exibindo vários truques para seu público virtual. A apresentação é concluída em um grand finale quando o Palhaço executa seu número de "levitar" na frente de todos. Uma apresentação divertida de mágica e palhaçada para toda a família!

2. Senta, Que Lá Vem História! (Maracá Cidadania) – Contação de história

Sinopse: Senta, que lá vem história! Nascido em Pombal, no Sertão paraibano, Celso Furtado foi um economista e um dos mais destacados intelectuais do Brasil ao longo do século XX, ocupando cargos de grande importância no cenário nacional e internacional. Foi integrante da Comissão Econômica para a América Latina – CEPAL (1949), criador da Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE (1959), Ministro do Planejamento (1962-1964), Ministro da Cultura (1986-1988), ficando conhecido globalmente como um dos pioneiros a incluir o combate da desigualdade na pauta da economia. Celso Furtado dedicou sua vida à luta por outro modelo econômico para o Brasil, por um desenvolvimento desconcentrador, fundamentado na diversidade cultural regional brasileira. Em 2020 foi celebrado o centenário de seu nascimento, produzimos e agora compartilhamos a contação de história Um Cidadão do Mundo, em homenagem a este ilustre paraibano, que até hoje tanto nos inspira.

3. Dança Pra o Mar (Cristina Resende) – Dança

Sinopse: Dança Pra o Mar retrata a cultura de brincar de ciranda, coco de roda e o mover nessa brincadeira de pertencimento. Na cidade de Cabedelo durante os anos 60 as mulheres juntamente com suas crianças dançavam na beira da praia enquanto esperavam os pescadores (maridos e familiares) voltar da pescaria no mar. As brincadeiras, a ciranda, o coco de roda eram ainda mais presentes na cultura local, a relação das danças e brincadeiras com a praia e quintais de casa é retratada no vídeo e nos lembra a possibilidade interagir com nossas crianças a partir da dança. O mar que alimenta de peixe também transcende nossa cultura.

4. Teatro para Bebês (Flávio Eduardo Lira Filho) – Teatro

Sinopse: Este vídeo apresenta os principais trechos musicais que fazem parte do espetáculo teatro para bebês a terra do antes, com foco na primeira infância.

5. Joelson Gonçalves da Silva Nunes – Música

6. Contando Histórias em Versos (José Ferreira De Lima Neto) – Contação de história

Sinopse: O vídeo consiste na declamação de duas histórias poéticas, a primeira ressaltando o pelo sinal do mestre, a oração de todos os professores. E o segundo ressalta o poema sertão e a natureza, trazendo belezas e peculiaridades desse espaço.

7. Nessa casa moram dois gatos e duas gatas (Ramon Porto) – Audiovisual

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: Nessa casa moram dois gatos e duas gatas. Mia, Batatinha, Bob e Leia. Quantas confusões eles vão se meter?

Tarde – A partir das 15h

1. Brincadeiras da Infância Cigana (Marcilânia Alcântara) – Povos Tradicionais

2. Circon-Line (Walter Olivério) – Circo

Sinopse: Junin e Lili celebram o dia das crianças com malabarismo, mágica, brincadeiras e com seu burrinho, Naro.

3. A História Mais Longa do Mundo (Viviane Cristina Soares) – Contação de História

Sinopse: O vídeo submetido trata-se da contação de um conto de domínio popular chamado "A História mais longa do mundo é contado pela Atriz/Cantora/Compositora/Palhaça Vivi Stayner, onde mistura as linguagens de música e literatura.

4. Aventuras de Chiquinha (Lívya Meneses Corrêa) – Teatro

Sinopse: Chiquinha, em suas descobertas em plena pandemia, mostra o quanto aprendeu no convívio com seu pai, mas em uma dessas aventuras, se depara com uma senhora um tanto quanto ranzinza.

5. Dança Breaking Comigo? (B.Girl Pekena) – Dança

Sinopse: Entre bonecas, ursinhos de pelúcia, bolas e imaginação, um convite: dança Breaking comigo? Na roda de brinquedos, um imaginário de movimentos possíveis, que são embalados no ritmo de músicas que fazem parte da atual infância, com melodias convidativas. É uma aula-espetáculo que pode ter participação e interação da plateia, em casa ou ao-vivo com público, com brinquedos ou sem brinquedos, o importante é se divertir, dançar e se movimentar.

6. Esperança (Arthur Leonardo) – Audiovisual

Sinopse: Aquela velha amiga que sempre aparece quando a gente menos espera é a Dona Esperança. Uma senhora que vive em mundo só dela onde a harmonia com a natureza é perfeita, ninguém sabe como ela chegou ali ou por quê vem ali todos os dias, mas uma coisa é certa ela sempre nos presenteia com suas lindas mensagens. Ainda há esperança!

7. Vanúbia Euclides da Silva – Música

Serviço:

10ª Edição Espaço da Criança

Data: 12 de outubro

Horário: 10h e 15h

Transmissão: youtube.com/tvfunesc

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br