qui
14
out
2021

energia solar rural_PB

Como forma de facilitar a vida do homem do campo e baratear seus custos com relação ao consumo de energia elétrica, o Projeto Cooperar vai instalar energia solar para movimentar o complexo de abastecimento d’água na zona rural do Estado da Paraíba. A intenção é colocar a energia solar, fotovoltaica, substituindo a energia elétrica, utilizando painéis solares fixados nos telhados para acionar as bombas dos poços ou açudes e, com isso, levar água para as caixas e reservatórios de água.

“Esse é um grande benefício para as Associações e Cooperativas, onde a conta de energia será praticamente zero porque será feita através da energia solar”, afirmou o coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama.

A utilização da energia solar para a produção de eletricidade vem ganhando força em todo mundo, por ser considerada uma forma ambientalmente limpa de geração de energia, uma vez que não emite poluentes na atmosfera. Entre as vantagens da sua utilização destacam-se: é uma energia renovável e considerada inesgotável; é gratuita; não emite poluentes; e tem baixa necessidade de manutenção, pois, apesar de ser uma tecnologia cara, os painéis ou placas utilizados na produção de energia são resistentes e praticamente não oferecem custos de manutenção.

Omar Gama disse ainda que esta demanda de instalação da energia solar está em aberto para que as Associações e as Cooperativas que tenham condições e necessidades desse abastecimento d’água completo se inscrevam por meio do formulário que está no site do Projeto Cooperar e que poderá ser acessado no seguinte endereço eletrônico: sigma.cooperarpb.org. Os editais e outros documentos podem ser baixados no endereço: https://www.cooperar.pb.gov.br/downloads.

Os subprojetos de acesso à água são: Sistema de Abastecimento de Água Completo – ADC; Recuperação/Adequação de Sistema de Abastecimento de Água Completo – ADC; Sistema de Abastecimento de Água Singelo – ADS; Recuperação/Adequação de Sistema de Abastecimento de Água Singelo – ADS; Sistema de Abastecimento de Água com Dessalinizador e Cisternas para reservação de água para consumo humano.

Esses três subprojetos permitem o desenvolvimento da agricultura familiar da Paraíba, garantindo o acesso à água; construção de passagem molhada; e as Alianças Produtivas, que objetivam melhorar o acesso dos produtores rurais ao mercado, com visões estratégicas de negócios. Esses editais fazem parte do programa PB Rural Sustentável e irão atender 222 municípios, beneficiando diretamente 44.600 famílias do Estado.

Os objetivos do PB Rural Sustentável compreendem: melhorar o acesso à água potável; reduzir a vulnerabilidade agroclimática e aumentar o acesso a mercados das organizações de produtores. O PB Rural Sustentável atua na zona rural ou em pequenos aglomerados urbanos com população de até 2.500 habitantes. As populações indígenas, quilombolas e atingidas por barragem no Estado constituem grupos prioritários na apresentação de demandas.

O Projeto Cooperar/PB Rural Sustentável, vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), é um programa do Governo do Estado da Paraíba com o objetivo de melhorar o acesso à água, reduzir a vulnerabilidade agroclimática e aumentar o acesso a mercados da população rural da Paraíba.

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br