sex
15
out
2021

Cine Banguê On-line

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta sexta-feira (15), mais uma edição do projeto Cine Banguê On-line. Serão exibidos os curtas ‘Ensaio de Cinema’, com direção de Allan Ribeiro; ‘O homem que virou armário’, dirigido por Marcelo Ikeda, e ‘Um sol alaranjado’, de Eduardo Valente. A exibição única ocorre às 20h, no canal TV Funesc no YouTube (/tvfunesc). Após a sessão, os filmes não ficarão mais disponíveis.

O Cine Banguê On-line é realizado desde o ano passado e surgiu como uma alternativa nesse período de pandemia da Covid-19 em que boa parte das salas de cinema permanecem fechadas para evitar aglomerações.

Realizador do filme ‘O homem que virou armário’ – Marcelo Ikeda é professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC), também atua como crítico de cinema e curador. Autor de dez livros sobre cinema, entre os quais estão Cinema de garagem (2011) e Cinema brasileiro a partir da retomada (2015). Como realizador, assina direção e roteiro de mais de uma dezena de curtas, como O posto (2005), É hoje (2006), Eu te amo (2007), Carta de um jovem suicida (2008), O brado retumbante (2016) e Impávido colosso (2017), os dois últimos dirigidos com Fábio Rogério. Realizou a série Cartas ao/do Ceará (2008-2016), disponível em www.cartasdoceara.com.br. Realizou o longa doc Entre mim e eles (2013).

Realizador de ‘Ensaio de Cinema’ – Allan Ribeiro é diretor e roteirista formado em Cinema pela UFF em 2006. Realizou dois longas: "Mais do que eu possa me reconhecer" (2015) e “Esse amor que nos consome” (2012), que receberam vários prêmios em festivais como Brasília, Tiradentes e APCA. Em curtas-metragens, realizou 13 produções, com destaque para “O brilho dos meus olhos” (2006), “Ensaio de Cinema” (2009), “A Dama do Peixoto” (2011), "O Clube”(2014) e "O Quebra-cabeça de Sara" (2017). Em 2016, lançou pelo Canal Brasil e Globosatplay a série "Noturnas", com 46 episódios.

Realizador de ‘Um sol alaranjado’ – Eduardo Valente é formado em cinema pela UFF (Niterói). Como cineasta, realizou três curtas (Um Sol Alaranjado, 2001; Castanho, 2003; O Monstro, 2006) e um longa metragem (No Meu Lugar, 2009), todos exibidos no Festival de Cannes, entre outros festivais pelo mundo. Dirigiu o setor internacional da Ancine (Agência Nacional de Cinema) entre 2011 e 2016. Foi editor das revistas de crítica Contracampo (1998-2005) e Cinética (2006-2011).  Trabalhou como programador em inúmeros festivais de cinema no Brasil, e desde 2016 é membro da equipe de programação do Olhar de Cinema – Festival Internacional Curitiba, assim como delegado para o Brasil do Festival de Berlim.

Confira os detalhes dos filmes

Cine Banguê Online – Sexta-feira 15/10/2021 às 20h

Curta: O HOMEM QUE VIROU ARMÁRIO

22’ | Ceará | Ficção | 2015 | Direção: Marcelo Ikeda | Classificação: Livre

Sinopse: A história de um funcionário que, tão obcecado pelas tarefas rotineiras e mecânicas de seu ambiente de trabalho, num dia acaba se transformando em um dos armários da repartição. Uma colega de trabalho, que sempre foi apaixonada por ele, tenta bolar uma estratégia para trazê-lo de volta à sua condição humana. Por trás de um certo tom de comédia, o curta apresenta uma crítica bem-humorada às relações de trabalho da sociedade contemporânea, denunciando a desumanização do trabalho e a mecanização do homem de hoje.

Participações em festivais e mostra: • X Comunicurtas – Festival Audiovisual de Campina Grande (PB) – Melhor Roteiro e Melhor Montagem; • 9º Curta Taquary – Taquaritinga do Norte (PE) – Melhor Direção e Melhor Atriz; • III Festissauro – Festival Audiovisual do Vale dos Dinossauros – Sousa (PB) – Melhor Som; • 11º Fest Aruanda – João Pessoa (PB) – Melhor Roteiro, Melhor Atriz e Melhor Direção de Arte; • Mostra Sesc de Cinema – Etapa Ceará (2017) – Melhor Direção, Roteiro, Montagem e Direção de Elenco; • I Palmacine – Mostra de Cinema de Palmácia (CE) – Mostra Nacional (Trofeu Bacamarte): Melhor Atriz, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Fotografia e Melhor Som; Mostra Cearense (Trofeu Torre da Lua): Melhor Direção, Melhor Direção de Arte.

Curta: ENSAIO DE CINEMA

15’ | Rio de Janeiro | Ficção | 2009 | Direção: Allan Ribeiro | Classificação: Livre

Sinopse: Ele dizia que o filme começava com uma câmera muito suave, com um zoom muito delicado, e avançava em busca de Barbot.

Participação de mostras e festivais: Vencedor de 11 prêmios em festivais até o momento, entre eles o Festival Iberoamericano, na Espanha e o Cine Ceará em 2010.

Curta: UM SOL ALARANJADO

17’ | Rio de Janeiro | Ficção |  2001 | Direção: Eduardo Valente | Classificação: Livre

Sinopse: Quatro dias na vida de uma mulher e seu pai.

Elenco: Patricia Selonk e Abílio Campos

Participações em festivais e mostra: Ganha, por unanimidade, o Primeiro Prêmio no Festival de Cannes 2002, na Mostra Cinefondation (para filmes realizados em escolas de cinema), prêmio concedido pelo júri presidido por Martin Scorsese, e com Abbas Kiarostami entre seus membros.  O filme recebeu ainda o prêmio de Melhor Filme de Ficção no Festival de Pysek (República Tcheca) e a Menção Especial do Júri no 5º Festival de Escolas de Cine de Buenos Aires, tendo sido exibido em mais de 15 outros festivais internacionais, e convidado para exibições especiais no MoMA (NY), Londres, Paris. No Brasil, o filme foi escolhido Melhor Filme no Cine Ceará, Festival do Recife e Curta-SE (Aracaju), e Melhor Diretor nos festivais de Gramado, Brasília, Recife e Cine Ceará. Recebe ainda mais 10 prêmios entre Júri Popular, Melhor Atriz e Roteiro em diversos festivais (Cine Ceará, Recife, Gramado, Paracine, Festival Projeção (SC), Festival Brasileiro de Cinema Universitário).

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br