dom
17
out
2021

Dia Mundial da alimentação_PB

Celebrado no dia 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação foi criado com o intuito de refletir o quadro atual da alimentação mundial e o necessário combate à fome. Na Paraíba, a Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-PB), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) e a Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária (Sesaes), realizaram uma manhã de atividades para marcar a data, nesse sábado, na Fundação Casa de José Américo, na Orla de Cabo Branco, em João Pessoa.

A programação consistiu em uma Roda de Diálogos sobre a Insegurança Alimentar e a qualidade da alimentação da população, o ciclo de produção e comercialização da agricultura familiar e as ações da política de Segurança Alimentar e Nutricional desenvolvidas na Paraíba. Paralelo ao espaço de discussão, a Feira Agroecológica da Sesaes comercializou produtos da agricultura familiar como hortaliças, frutas e temperos; além de peças do artesanato. Já a Secretaria de Estado da Saúde ofereceu serviços de aferição de pressão arterial e medidas antropométricas.

Participaram da Roda de Diálogos a secretária Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária, Roseana Meira; a presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Mãe Renilda; o professor e filósofo da Universidade Estadual da Paraíba, Cícero Pedroza, e a representante da Secretaria de Estado da Saúde, Ana Maria Alves Neves.

A secretaria Roseana Meira destacou os investimentos do Governo do Estado no setor. “Somente no ano de 2020, entre formação e capacitação, compras institucionais, compras de máquinas, equipamentos, utensílios e ampliações de espaços de comercialização, o Governo do Estado da Paraíba articulou investimentos de mais de R$ 23 milhões no apoio e fortalecimento da política pública de Segurança Alimentar e Economia Solidária”, detalhou.

No período de pandemia, as ações de segurança alimentar e nutricional foram intensificadas na Paraíba, como a criação do Programa Tá na Mesa, a condução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) nas modalidades compra com doação simultânea e PAA-LEITE; o PAA Emergencial, executado com recursos do Governo do Estado.  E ainda a distribuição de cestas básicas, o aumento das refeições nos Restaurantes Populares, e o Prato Cheio – garantindo alimentação para a população em situação de rua, minimizando os efeitos do momento pandêmico.

A presidente do Conselho de Segurança Alimentar da Paraíba (Consea-PB), Mãe Renilda, afirmou que “o encontro de hoje traz para a sociedade as ações de Governo por meio de suas secretarias, que, junto ao Consea-PB, demonstram o desejo de saúde e vida para o povo. Quando falamos em segurança alimentar, estamos falando disso”, enfatizou a representante da sociedade civil.

O professor Cícero Pedroza lembrou a retomada dos trabalhos presenciais. “Agora precisamos pensar o pós-pandemia. Pensar como vamos comercializar, como retomar as parcerias entre o governo estadual e as prefeituras”.

Sobre a qualidade da alimentação da população, a nutricionista responsável pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), Ana Maria Alves Neves, apresentou dados que precisam ser considerados na estruturação das ações “Segundos dados do Sisvan, em 2020, na Paraíba, o percentual de sobrepeso e obesidade superam os de baixo peso e a desnutrição. Tivemos 2,11% de adultos abaixo do peso e 65,65% com sobrepeso ou obesidade”, comentou.

Ainda estiveram presentes representantes da Secretaria de Estado de Saúde, Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa-PB), Casa Civil, Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária, Projeto de Desenvolvimento sustentável do Cariri Seridó e Curimataú (Procase)e Secretaria Executiva de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Secretaria da Mulher e da diversidade Humano, e Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap).

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br