qua
20
out
2021

lyra

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza nesta quarta-feira (20), às 19h30, em transmissão ao vivo pelo YouTube (youtube.com/TvFunesc ), mais um Painel Funesc especial, com um debate sobre a obra “Riacho Doce”, de José Lins do Rego. O evento acontece em comemoração aos 120 anos do romancista e traz como convidado o historiador Giuseppe Lyra Filho, sendo mediado pelo jornalista Jãmarrí Nogueira.

Giuseppe Lyra Filho é professor de História do Ensino Básico. É graduado e mestre em História pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), desenvolvendo estudos sobre história social, história da Paraíba, escravidão, emancipação dos escravizados e história das cidades.

José Lins do Rego nasceu em Pilar (PB), em 1901. Com uma vasta obra de romances regionalistas, ele é considerado um dos escritores mais importantes da moderna produção literária nacional, com livros como “Menino de Engenho”, “Riacho Doce” “Doidinho”, “Banguê” e “Fogo Morto”. Em “Pureza”, de 1937, o escritor retrata um outro espaço nordestino: verde, tranquilo e bucólico, enquanto conta a história de Lourenço de Melo, um homem atormentado e cheio de temores. O livro integra o chamado pelos críticos “ciclo do lirismo erótico”, na obra de José Lins.

O ‘Painel Funesc’ estreou no dia 14 de julho de 2020 e, desde então, já foram realizados diversos encontros virtuais, semanalmente. A proposta do projeto é levar ao público discussões sobre diferentes linguagens artísticas, além de assuntos relacionados à produção cultural e à cena paraibana.

Serviço

Painel Funesc

Especial 120 Anos de Zé Lins

Quarta-feira, 20 de outubro de 2021, às 19h30

Debate sobre a obra “Riacho Doce”, de José Lins do Rego

Convidado: Giuseppe Lyra Filho

Mediação: Jãmarrí Nogueira (jornalista da equipe Funesc)

Transmissão: YouTube (youtube.com/TvFunesc )

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br