sex
22
out
2021

HM_pacientes pediátricos

Alegria, entusiasmo e sorrisos são alguns dos sentimentos demonstrados neste mês dedicado às crianças, como resultado das ações desenvolvidas nos setores da Internação e UTI Pediátrica do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires. Desde o dia 1º de outubro, as equipes vêm promovendo uma série de atividades com os pequenos pacientes, entre elas, apresentações teatrais e musicais por grupos de voluntários, distribuição de brinquedos, diversão com palhaços e a reabertura da brinquedoteca.

Na última semana de outubro, haverá roda de leitura, com personagens infantis que atuarão na contação de histórias, e encerrando as atividades, na próxima sexta-feira (29), mais uma edição do CinePipocaHM, com veiculação de filmes infantis no novo espaço da brinquedoteca.

O novo espaço lúdico e de aprendizagem estava fechado desde o início da pandemia, em março de 2020. Para reativá-lo a equipe de Terapia Ocupacional junto à Manutenção reformou o ambiente com base no Método Montessori, conforme explicou a coordenadora, Renata Gomes. “A metodologia montessoriana tem por objetivo ajudar o desenvolvimento da vida da criança, de forma integral e profunda. Oferecemos a ela um espaço em que tudo está disposto ao seu alcance. Criamos mesas e assentos mais baixos; dispomos de materiais que elas possam manipular para uma educação baseada no trabalho sensorial e valorização do movimento na infância. Aqui não ofertaremos apenas um espaço para brincadeiras, mas também queremos dar a elas uma oportunidade de desenvolvimento e aprendizagem”, pontuou a coordenadora e terapeuta ocupacional.

No último dia 15, em que ocorreu a reinauguração, a diversão ficou por conta dos voluntários da Companhia Catunda, que apresentaram o espetáculo ‘O Mágico de Oz’, dentro da brinquedoteca. Os olhos da pequena Rayanne Vitória, 7 meses, estavam atentos ao colorido das fantasias dos personagens e aos brinquedos do novo espaço. “Eu não aguentei ver a alegria da minha filha, foi um misto de emoção, eu queria rir e chorava ao mesmo tempo. Quero parabenizar a todos por essa linda ação e agradecer a dedicação com os pacientes em todos os aspectos”, disse Joana Medeiros, mãe da paciente.                

Já as crianças que ainda não podem desfrutar do novo ambiente, por estar em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na última segunda-feira (18), receberam a visita do ‘Grupo Coração Bom Coração Voluntário’ e dos super-heróis Homem Aranha, Capitão América e a Deusa do Trovão.

Para Genice Sales, mãe de Luahandrel Sales, em tratamento neurológico, a emoção invadiu a UTI com a chegada dos super-heróis. “Meu filho estava muito abatido, porque não é fácil ficar longe de casa, ser submetido a uma cirurgia e ter paciência para a recuperação, mas quando ele viu os personagens entrarem, parecia que havia saído por alguns instantes daqui do hospital, e ido até o planeta desses super-heróis. Ele chorou, eu chorei, toda equipe se emocionou também. Eu agradeço ao carinho que meu filho vem recebendo aqui por todos os profissionais. Essa não foi a primeira vez que tivemos uma boa surpresa nesse período de internação. Agora estamos ansiosos para que ele receba alta, e vá para internação desfrutar também da brinquedoteca”, expressou a mãe.

“O ambiente da brinquedoteca fornece a minimização dos efeitos negativos do período de internação decorrente não só do tratamento, mas também da ruptura com hábitos cotidianos”, esclareceu Erika Carneiro, terapeuta ocupacional. E de acordo com Débora Firino, integrante da equipe e da Residência Multiprofissional da Ênfase em Saúde da Criança e do Adolescente, foi desenvolvido um cronograma com atividades diárias para os internos pela equipe da Terapia Ocupacional, a fim de promover a estimulação e o processo de reabilitação.

Segundo o diretor geral do Metropolitano, Antônio Pedrosa, todas as ações desenvolvidas na instituição de saúde prezam pela recuperação e desenvolvimento da independência dos pacientes, atrelados à política de Humanização do SUS. “Sabemos que um espaço como este, valoriza a saúde, pois a criança que é internada deve dar continuidade ao seu desenvolvimento físico, motor e de linguagem. Nossa equipe está apta para ofertar o melhor tratamento possível aos assistidos, com muita capacidade técnica e sobretudo humanização”, frisou o gestor.                       

“No decorrer do mês, outras atividades de voluntariado marcaram as comemorações alusivas ao nosso Dia das Crianças”, disse Adriana Haydêe, coordenadora de enfermagem da Pediatria. “Tivemos maqueiro voluntário vestido de palhaço, distribuindo presentes. Também flautista encantando aos internos e a própria equipe. E nesta ocasião em específico, um fato nos marcou, em que um dos pacientes ao reconhecer a música começou a cantar e chorar, emocionando a todos. Dentro das alas pediátricas vivemos milagres todos os dias, por isso entregamos o melhor de nós a essas crianças”, acrescentou a enfermeira gestora.

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br