seg
25
out
2021

Espaco-Cultural-JP

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta terça-feira (26), a partir das 19h, mais uma edição do ‘Painel Funesc’, cujo tema em debate será “Coletivos e sua importância na carreira de quadrinistas”, mediado por Thaïs Gualberto e com transmissão ao vivo via YouTube. Os debatedores convidados são os desenhistas de Histórias em Quadrinhos e ilustradores Leander Moura, Débora Santos e Mari Petrovana.

O convidado Leander Moura nasceu em Natal (RN), é quadrinista, ilustrador e graduado em Artes Visuais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Participou de várias coletâneas como ‘Maldito Sertão’, baseada no livro do escritor Márcio Benjamin (Editora Jovens Escribas, 2016), ‘VHS – Vídeo Horror Show’ (Selo Independente Belzebooks, 2019), ‘Universo Zero’ (Coletivo Quadro 9, 2020), e ‘Dossiê Bizarro’ (Editora Skript, 2020). É coautor, com sua esposa, Cristal Moura, de ‘Horas Escuras’ (Editora Jovens Escribas, 2018) e ‘Insonho’ (Independente, 2019). Fez as adaptações em quadrinhos de ‘O Corvo’, de Edgar Allan Poe (2019) e ‘Os gatos de Ulthar’, de H. P. Lovecraft (2020), pela Editora Diário Macabro. Atualmente vive em Parnamirim (RN).

Débora Santos é ilustradora e quadrinista cearense, integra o selo de impressos independente ‘Netuno Press’, ao lado de mais quatro artistas. Publicou em antologias, como ‘24 Panels’ (2018, Image Comics) e ‘Café Espacial’ (2016), além de histórias independentes como ‘Sapacoco’, com roteiro de Márcio Moreira (2017, Netuno Press). Suas publicações mais atuais, além deste quadrinho, são ‘Gringo Love’ (com Marie-Eve Carrier-Moisan e Willian Flynn, 2020, UTP) e ‘Luzia’ (com Zé Wellington, 2021, Editora Draco).

Mari Petrovana é bacharela em Design pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), pós-graduada em Técnicas de Ensino com uso de TIC (UFAL), com foco no estudo de HQ’s. Cofundadora do ‘Studio PBR’ (Studio Pau Brasil), trabalha como professora de Mangá e Quadrinista. Alguns de seus trabalhos são ‘Preto que nem carvão!’, que integra o encadernado Alagoas Sequencial (Editora Graciliano Ramos, 2011); ‘Cores’ (HQ ‘O cara lá de Cima’, Editora Marca de Fantasia, 2013); participação na 3° Edição da Revista Picles (AQC – ESP 2014); Exposição temporária no Museu Théo Brandão, Maceió (AL), com ‘As 50 histórias que minha avó contava’ (2014/2015). É autora principal de ‘Eruvë – O Conto da Dama de Vidro’ (2015). Tem participação na coletânea do Estúdio Armon ‘Era uma Vez! Um feliz para sempre’ (2016), e esteve na organização da antologia de mangá alagoano ‘Mangá na Vera!’ (2018). Participou da primeira coletânea de mangá shoujo independente ‘Shoujo Bomb’ (2019) e com artigo no livro coletânea ‘Mulheres e Quadrinhos’, que contempla o trabalho de mais de 100 mulheres, vencedor de 2 categorias no HQMIX. Atualmente faz parte do Projeto de Criadores de Conteúdo de Genshin Impact.

O ‘Painel Funesc’ estreou no dia 14 de julho de 2020 e, desde então, já foram realizados diversos encontros virtuais semanalmente. A proposta do projeto é levar ao público discussões sobre diferentes linguagens artísticas, além de assuntos relacionados à produção cultural e à cena paraibana. Os encontros acontecem sempre às terças-feiras. 

Serviço:

Painel Funesc

Terça feira, 26/10/2021, às 19h

Tema: ‘Coletivos e sua importância na carreira de quadrinistas’

Convidados: Leander Moura, Débora Santos, Mari Petrovana (quadrinistas e ilustradores)

Mediação: Thaïs Gualberto

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br