ter
26
out
2021

artesanato

Artesãos que fazem parte do Programa do Artesanato Paraibano (PAP) participam em Brasília (DF) do 14° Salão do Artesanato, que tem como tema "Raízes Brasileiras" e ocorre de quarta-feira (27) a domingo (31), na Arena de Eventos do Pátio Brasil Shopping. O evento é o primeiro do segmento em nível nacional após as medidas restritivas que tiveram de ser adotadas por conta da pandemia.

Ao todo, foram selecionados 10 artesãos por meio de edital de chamamento público pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), que vão se juntar a artesãos de todo o País, revelando a grande diversidade do segmento.

A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano, Ana Maria Lins, falou da expectativa para o evento. "Após o Festival de Brinquedos Populares, que o Governo do Estado realizou em parceria com o Sebrae e os Shoppings Manaíra e Mangabeira, os nossos artesãos e artesãs participam agora do Salão do Artesanato em Brasília. Não tenho dúvidas que eles terão grandes oportunidades de negócios, fruto da qualidade dos seus produtos, que representam muito bem a nossa cultura", afirmou.

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, também destacou a expectativa para o evento. "Em primeiro lugar, a participação do artesanato paraibano mostra a qualidade do segmento, resultado dos numerosos esforços do Governo do Estado para capacitar o nosso artesão, a nossa artesã, com a ajuda de parceiros, a exemplo do Sebrae. O Salão do Artesanato, que acontece desde 2009 em Brasília, é uma grande oportunidade não apenas de vendas, mas principalmente de divulgação", afirmou.

Nomes como Rosângela da Silva Pedro e Armando Adonias Dantas vão levar até Brasília o que a Paraíba tem de melhor em patchwork, renda renascença, tecelagem, bordados e mosaico.

Rosângela, que trabalha com patchwork, comentou sobre sua participação no evento. "O meu envolvimento começou já no edital, quando veio a adrenalina: o que fazer? O que produzir? Como atender às expectativas do público? Claro que queremos fazer negócios, mas divulgar o nosso artesanato para outros públicos é fantástico", disse.

Uma das novidades desta edição é a realização da rodada de negócios, que receberá lojistas presencialmente, mas também permitirá a negociação virtual, no modelo de agendamento prévio, por meio de link que foi disponibilizado para inscrições de lojistas e artesãos.

Em Brasília, os artesãos paraibanos que estão participando do Salão do Artesanato recebem consultorias das técnicas do PAP Eugénia Barreto, Giogiane Luna e Fátima Almeida.

Paralelamente ao evento, os artesãos participam, ainda em Brasília, da 3° rodada do ciclo "A internacionalização da economia criativa, da gastronomia e do turismo como indutores do desenvolvimento regional".

O evento ocorre desta terça-feira (26) até quinta-feira (28) e é uma realização do Senado Federal, por meio da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, com o Sebrae e com a Associação Brasileira dos Sebraes (Abase).

Patrimônio brasileiro – A diversidade cultural e a expressão criativa dos artesãos brasileiros destacam o país como um importante polo de produção artesanal.

O setor conta com milhares de produtores, uma rede tradicional e informal de comercialização, formas gregárias de produção e produtos criativos repletos de identidade cultural, o que gera uma grande aceitação no mercado nacional e internacional.

Erudito, popular ou folclórico, o artesanato brasileiro passeia por diferentes matérias-primas, técnicas, estilos.

SALÃO DO ARTESANATO 2021

Local: Arena de Eventos do Pátio Brasil Shopping

Data: de 27 a 31 de outubro Horário: de 10h às 22h

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br