sex
29
out
2021

córneas_CET

Em apenas seis dias, a Central Estadual de Transplantes registrou, no Hospital de Trauma de Campina Grande, seis captações de córneas. A marca só foi possível graças ao ‘sim’ das famílias que autorizaram as doações. São os parentes do paciente que devem permitir a doação de órgãos ou tecidos.

Após a retirada, as córneas foram encaminhadas para o Banco de Olhos da Paraíba para tratamento e posterior transplante. No estado, atualmente, 328 pessoas aguardam por uma córnea.

De acordo com a coordenadora de Enfermagem do Núcleo de Captação de Campina Grande, “conseguir seis doações em menos de sete dias é muito gratificante para nós da equipe, que nos dedicamos incansavelmente a esta missão. Com a autorização das famílias, muitas vidas são transformadas”.

Em 2021, o número de transplantes de córneas já supera os dois anos anteriores. Enquanto que em 2019, foram 89, e 2020, 36 transplantes, este ano o número está próximo de 200.

“Esse número é muito significativo. O sentimento é de gratidão da equipe, às famílias que foram favoráveis a doação. Muitas pessoas aguardam um telefonema para receberem a notícia que realizarão o transplante e terem sua saúde restaurada. A doação é um ato de solidariedade e amor ao próximo”, ressaltou a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central Estadual de Transplante, Rafaela Carvalho.

A Paraíba registrou, até agora, 224 transplantes neste ano, sendo 191 de córneas, 14 transplantes renais, 11 de fígado, três de coração e cinco de medula óssea. Na fila, esperam 328 pessoas por uma córnea, 181 por um rim, 11 aguardam um fígado e três pessoas precisam de um coração.

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br