seg
22
nov
2021

Zé Lins do Rego

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta quarta-feira (24), às 19h30, com transmissão ao vivo pelo YouTube (youtube.com/TvFunesc), mais um Painel Funesc especial, com um debate sobre a obra “Pedra Bonita”, de José Lins do Rego. O evento ocorre em comemoração aos 120 anos do romancista e traz como convidado o professor Wilson Silveira, sendo mediado pelo jornalista Jãmarrí Nogueira.

Wilson Silveira é professor de Linguagens e de História da Arte do Ensino Médio. É graduado e mestre em História pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

José Lins do Rego nasceu em Pilar (PB), em 1901. Com uma vasta obra de romances regionalistas, ele é considerado um dos escritores mais importantes da moderna produção literária nacional, com livros como “Menino de Engenho”, “Riacho Doce” “Doidinho”, “Banguê” e “Fogo Morto”.

“Pedra Bonita” é um romance de José Lins do Rego publicado em 1938. A obra relata a imagem de um Nordeste sofrido. Narra a história de uma humilde vila (a Vila do Açu), de um santo (o padre Amâncio), de lutas, heróis, além do cangaço, que também é citado na obra.

Sinopse – Conta a história do menino Antônio Bento, que é levado pela mãe, D. Josefina, por causa da seca, para ser cuidado pelo padrinho, o Padre Amâncio na Vila do Açu, bem próxima a Pedra Bonita. O padre tenta colocá-lo em um seminário, mas não consegue. Então Antônio Bento torna-se coroinha do padrinho. Porém, Bento era mal visto no povoado, principalmente por ser da Pedra Bonita, e ter um irmão cangaceiro e outro fanático. Por fim, acaba ficando em dúvida entre os ensinamentos de seu padrinho (o padre Amâncio) e a superstição de seu povo.

O ‘Painel Funesc’ estreou no dia 14 de julho de 2020 e, desde então, já foram realizados diversos encontros virtuais, semanalmente. A proposta do projeto é levar ao público discussões sobre diferentes linguagens artísticas, além de assuntos relacionados à produção cultural e à cena paraibana.

Serviço

Painel Especial José Lins 120 Anos

Data: 24/11, 19h30

Tema: Livro Pedra Bonita

Convidado: Wilson Silveira – Professor de Linguagens e História da Arte

Mediador: Jãmarrí Nogueira – jornalista da equipe Funesc

Transmissão: youtube/tvfunesc

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br