qui
16
dez
2021

vacinacao_covid-19_vacina_fcpzzb_abr19062101580-4

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai realizar nos dias 22 e 29 de dezembro, mais dois ‘Dia D’ de vacinação contra a Covid-19. O objetivo é ampliar a oferta da vacina e oportunizar o acesso da vacinação à população a partir de 12 anos com a dose (D1) para os que ainda não foram vacinados e melhorar as coberturas de dose 2 (D2) e dose reforço. A mobilização ocorrerá nos 223 municípios e a adesão da população é muito importante para garantir mais segurança nas comemorações de fim de ano.

Para esta ação, a SES reforça que estará disponível em todo estado a dose de reforço para os indivíduos vacinados com imunizantes da Janssen, de acordo com os seguintes critérios: uma segunda aplicação com o mesmo imunizante no intervalo mínimo de 2 meses, podendo este intervalo ser de até 6 meses. Mulheres que tomaram a Janssen previamente e, no momento atual, estão gestantes ou puérperas deverão utilizar como dose de reforço o imunizante da Pfizer.

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, reforça que os municípios devem empreender todos os esforços para ampliar a cobertura vacinal contra covid-19. “É importante que os agentes comunitários de saúde busquem identificar as pessoas não vacinadas ou com doses em atraso e que a Unidades Básicas de Saúde atuem com horário estendido, horário alternativo ao funcionamento normal, ou ainda atuem em um local de grande movimento, como praças e feiras para facilitar o acesso da população aos imunizantes”, pontua.

Geraldo Medeiros lembra que a meta mínima a ser alcançada para a vacinação é de 90% do público com idade a partir de 18 anos. “Apenas 53 municípios paraibanos atingiram a meta. Isso significa que 170 localidades precisam se dedicar para garantir a imunidade de rebanho em todo estado”, finaliza, reforçando que esses dados são referentes à última atualização do Ministério da Saúde, em 9 de dezembro.

É importante reforçar que a vacina, juntamente com as medidas não farmacológicas já conhecidas, é o meio mais eficaz na prevenção da covid-19. A SES recomenda que municípios mantenham as salas de vacinação abertas, mesmo nos períodos festivos, para manter a oferta e acesso aos imunizantes.

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br