qua
22
dez
2021

Cidade Madura

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) e o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), apresentaram, nessa segunda-feira (20), o projeto “Acompanhamento da saúde do idoso por meio de dispositivos vestíveis”, voltado para a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas moradoras dos residenciais do Programa Cidade Madura.

A pessoa idosa fará uso de um relógio digital inteligente integrado a um sistema de monitoramento remoto que capta informações do paciente 24h por dia. O serviço auxilia na avaliação continuada e oferece dados cruciais que ajudarão na tomada de decisão sobre atendimentos em saúde.

O projeto aprovado no Edital Universal e financiado com recursos da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB) será desenvolvido, inicialmente, no Residencial do Programa Cidade Madura no município de Campina Grande, a partir da segunda quinzena de janeiro de 2022, com previsão de expansão para os demais residenciais do Estado.

O projeto foi apresentado na ocasião da confraternização dos residentes com a equipe do Programa, em Campina Grande. O secretário de Estado do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, destacou que “o Programa Cidade Madura já é modelo de equipamento público estadual, sendo destaque em âmbito nacional, estando em consonância com o Estatuto do Idoso e com a Política Estadual da Pessoa Idosa. Essa parceria com a Universidade Estadual da Paraíba só vem a somar e engrandecer o nosso programa, tornando-o ainda mais diferenciado e único no Brasil”, enfatiza.

O professor Paulo Eduardo Barbosa, da UEPB, explica que com o projeto pretende acompanhar de forma mais próxima alguns indicadores de saúde e de funcionalidade das pessoas idosas. “Sabemos que o condomínio Cidade Madura abriga idosos com diferentes perfis e necessidades. O nosso sistema de monitoramento remoto pode ser muito útil na predição de fatores que podem colocar em risco a saúde e integridade física desses idosos”, completa.

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br