sáb
25
dez
2021
Na Gruta do Gentio II, foi encontrado um corpo mumificado em 1977

gruta do Gentio II

Arqueólogos e antropólogos ligados à Universidade de Brasília anunciaram a retomada das pesquisas na Gruta do Gentio II. Localizado em Unaí (MG), a menos de 200 quilômetros da região central da capital federal, o sítio arqueológico começou a ser explorado no final da década de 1970, tendo sido palco da descoberta, em 1977, do corpo mumificado de uma menina que, segundo especialistas, morreu há cerca de 3,5 mil anos.

Além de Acauã – como a múmia foi batizada, em homenagem ao pássaro de mesmo nome que é comumente encontrado na região -, dezenas de artefatos e desenhos rupestres de importância histórica e científica foram localizados durante as escavações anteriores.

Segundo o Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB), a Gruta do Gentio II é um dos mais completos sítios arqueológicos do país, seja em termos de variedade, seja em relação ao grau de conservação dos artefatos identificados, preservados graças às características do microclima no interior da caverna.

Ainda segundo o IAB, a própria Acauã acabou sendo naturalmente mumificada graças ao clima da caverna. O corpo foi encontrado junto a diversos artefatos funerários, indicando que a menina foi sepultada. Suas pernas e braços estavam envoltos por colares de sementes de capim navalha, o que sugere que a criança gozava de um status diferenciado, especial. Além disso, o corpo foi coberto por uma fina rede de algodão que, por sua vez, foi recoberta por couro animal, o que favoreceu que os restos mortais fossem preservados.

Agência Brasil


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br