ter
11
jan
2022

De Repente na Rede

O projeto ‘De Repente na Rede’, ação da Fundação Espaço Cultural da Paraíba que reúne repentistas de todo Nordeste, traz no mês de janeiro a reprise dos principais momentos de suas exibições em 2021. Nesta quarta-feira (12), a partir das 19h, na TV Funesc (youtube.com/tvfunesc), serão reexibidos trechos das homenagens aos artistas  Antônio Nunes de França (RN), Paulo Nascimento (CE), Diniz Vitorino (PB) e Francinaldo Oliveira (PE).  A apresentação fica por conta do declamador Iponax Vila Nova.

Antonio Nunes de França nasceu no município de Alexandria (RN), em 1938. Ainda jovem, chegou a Limoeiro do Norte (CE), onde fixou residência e começou a apresentar um programa com o poeta Justo Alves de Amorim, ficando rapidamente conhecido pelas regiões vizinhas. Após um bom tempo cantando em parceria com Justo Amorim, passou a se apresentar com o repentista paraibano Juvenal Evangelista dos Santos. Apresentou-se ainda com Moacir Laurentino, Chico Pedra de Oliveira e Zé Cardoso. Antônio Nunes faleceu em 20 de novembro de 2018, deixando a memória de um grande menestrel, com improvisos em bons versos e um apreço enorme pela plateia e seus ouvintes.

Paulo Nascimento é natural do município de Aiuaba (CE), mas reside em Iguatu, no mesmo estado. É músico, cantador repentista, intérprete e compositor, tendo várias de suas músicas gravadas por outros cantores. Também é conhecido por suas cantorias de improviso e shows de canções, além dos inúmeros CDs gravados e participações em festivais de repente, programas de TV e rádio. Já apresentou programas de cantoria em emissoras regionais e, atualmente, integra a programação da web rádio Flash de Iguatu e diversas plataformas digitais, espaços onde também divulga intensamente seu trabalho.

Diniz Vitorino Ferreira nasceu em 06 de maio de 1940, em Monteiro (PB) e faleceu em Caruaru (PE), em 05 de junho de 2010. Era cantador, violeiro, escritor, poeta e cordelista. Cresceu em uma família de artistas regionais, cujo pai era o poeta Joaquim Vitorino e seu irmão o também poeta Lourinaldo Vitorino.

Francinaldo Oliveira nasceu em Serra Talhada (PE), residindo atualmente em São José do Belmonte (PE). Há mais de 25 anos, ele vem realizando trabalhos de difusão da cultura popular, como poeta e repentista, e cantorias de pé de parede, especialmente nos estados do Ceará, Pernambuco e Paraíba. É conhecido pelos repentes de improviso, canções, cantorias, festivais e programas de rádios, tendo participado, ainda, de programas televisivos e de festivais de violeiros repentistas em Caruaru (PE), Serra Talhada (PE), Juazeiro do Norte (CE), Caririaçu (CE), São José do Belmonte (PE), Petrolina (PE), Campina Grande (PB) e Teresina (PI).

De Repente na Rede – Em meio à pandemia, o ‘De Repente no Espaço’, projeto que reúne repentistas de vários estados do Nordeste, se adequou ao ambiente virtual e se transformou no ‘De Repente na Rede’. Com a mesma proposta, a de mostrar o talento de homens e mulheres que se unem à viola para trazer versos de improviso, o projeto saiu do espaço físico – o mezanino do Espaço Cultural da Paraíba – para o ambiente virtual: a TV Funesc.

Apresentação – O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto, que, além de conduzir as cantorias, realiza oficinas de declamação e versos pelo Estado. Iponax nasceu na cidade de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, um dos grandes repentistas da atualidade e vem levando sua arte para distantes grotões do país, representando-a como um ativista da cultura matuta e grande articulador da arte do repente e da poesia atual.

Serviço:

De Repente na Rede – Melhores momentos em homenagem a Antônio Nunes de França (RN), Paulo Nascimento (CE), Diniz Vitorino (PB) e Francinaldo Oliveira (PE).

Data: 12/01, às 19h

Apresentação: Iponax Vila Nova

Local: TV Funesc (youtube.com/funescpbgov)

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br