dom
16
jan
2022

Agência Saúde DF

No município de Lucena, no Litoral Norte do Estado, algumas crianças receberam doses de vacinas contra Covid-19 que estariam vencidas, do Laboratório Pfizer, que seriam destinadas a adultos. O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, confirmou a aplicação equivocada dos imunizantes e consequente apuração do caso. O lote das vacinas é o FM 3457.

A informação foi publicada inicialmente pelo ClickPB. A mãe de crianças imunizadas tornou a denúncia pública, nas redes sociais. Segundo ela, os filhos foram vacinados antes mesmo das doses destinadas ao público infantil chegarem na Paraíba, o que só ocorreu neste sábado (15).

O caso será investigado pelo Ministério Público Federal (MPF).

ATITUDE ISOLADA

Por nota, a Prefeitura de Lucena reconheceu a falha e atribuiu a vacinação à atitude isolada de uma auxiliar que compõem a Secretaria Municipal de Saúde. O caso ocorreu em um posto de saúde da zona rural e a profissional já foi afastada. Ela responderá um inquérito administrativo.

Confira a nota

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura de Lucena vem, através desta, lamentar profundamente a falha executada por uma auxiliar que aplicou de forma indevida e sem autorização vacinas de combate à COVID-19 em algumas crianças de um posto de saúde da Zona Rural do município.

Esclarecemos que a decisão foi tomada individualmente pela pessoa que fez a aplicação, sendo uma falha pontual e que não partiu de determinação da administração municipal, de forma que assim que tomamos conhecimento do fato, procedemos o afastamento da responsável. Por determinação do prefeito, um inquérito administrativo foi instaurado para apurar e punir com o devido rigor os responsáveis pelo acontecido.

Além disso, a Prefeitura esclarece ainda que colocou à disposição das famílias o acompanhamento médico das crianças, que estão sendo monitoradas. A Secretaria Estadual de Saúde foi comunicada para que o Ministério de Saúde também seja informado a respeito do fato.

Até o momento, felizmente, as crianças que recebem as vacinas estão bem e não apresentam quadro adverso na saúde.

A Prefeitura está reforçando a orientação das equipes que fazem a campanha de vacinação contra a COVID e informa à população que a aplicação de vacinas infantis será feita, exclusivamente, com as novas vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, voltadas especificamente para uso pediátrico

WSCOM


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br