seg
17
jan
2022

Bica

Correr, pular, interagir com a natureza, respirar ar puro. Esses são alguns dos benefícios das atividades recreativas ao ar livre para as crianças. E em João Pessoa, opção para esse tipo de lazer não falta. Tem o Parque Solon de Lucena, Parque Zoobotânico Arruda Câmara, sem falar das praias. Aliada a natureza que esses locais já proporcionam, a Prefeitura de João Pessoa ainda preparou uma programação especial para esse mês de férias.

A programação inclui aulão de dança, teatro, passeios ecológicos, entre outras. As atividades a céu aberto e em contato com a natureza, segundo a psicóloga escolar Indira Caldas, é de fundamental importância para o desenvolvimento infantil, tanto motor quanto social, principalmente porque são acompanhadas pela família, estimulando o crescer junto.

“Os ambientes físicos são importantes para o desenvolvimento integral da criança. A natureza possibilita um amplo repertório de cores, tipos de materiais, texturas, de manipulação de objetos e estimula a criança a fazer observações, investigar, explorar, comparar e levantar hipóteses. Tais atividades são importantes para a construção e o desenvolvimento do pensamento e da linguagem”, ressaltou.

A especialista explica que os diferentes elementos encontrados em brincadeiras ao ar livre, como folhas, pedras, gravetos, areia e água, por exemplo, possibilitam que a criança crie e recrie o mundo, ao atribuir novos significados a esses objetos, o que amplia seu repertório de experiências e possibilita brincadeiras não estruturadas.

“Os elementos da natureza, ainda, possibilitam às crianças subir, descer, correr, equilibrar-se, saltar, favorecendo o desenvolvimento motor e a autonomia. Além disso, essas interações fortalecem os vínculos afetivos entre as crianças e suas famílias, ao favorecer a troca de conhecimentos entre as gerações e ao possibilitar que ela aprenda a lidar com as regras e os possíveis conflitos inerentes a essas situações”, acrescentou.

Indira Caldas disse ainda que o contato com esses ambientes contribui para a criança valorizar o lugar em que vive, desenvolvendo um sentimento de pertencimento, de respeito à natureza (plantas, animais, etc) e compreensão sobre a sua importância. A psicóloga escolar deixou um recado aos pais: “Portanto, aproveitem os espaços livres, incentivem as crianças a conhecer e explorar a natureza. As desafiem, assim, vocês estarão possibilitando seu desenvolvimento integral”.

Famílias aprovam programação – A massoterapeuta Luana Leite, moradora do bairro da Torre, está aproveitando o período de férias para levar a filha à Bica. “Adoramos brincar no Parque Arruda Câmara. A direção consegue fazer uma programação diversificada para todas as idades. Um programa bom e que não pesa no orçamento da família”, ressaltou.

Ela disse que, após um passeio pela natureza, percebe que a filha melhora o comportamento com o mundo. “Ela fica entusiasmada com o contato com os animais, com a trilha por dentro da mata. É uma programação que eu recomendo aos pais, porque renova o espírito de toda a família”, frisou.

Caroline Machado, moradora do Altiplano, é outra frequentadora da Bica e não perde a programação de janeiro. “Eu trago meus dois sobrinhos, Lucas, de 5 anos, e Luiza de 2 anos, para participar das atividades e eles voltam para casa encantados, assim como eu”, acrescentou.

A tia ressalta que o contato que os sobrinhos têm com a natureza traz paz de espírito. “Eles saem daqui apaixonados e querendo voltar. A Prefeitura está de parabéns pela programação e pelos investimentos nos equipamentos. Cada vez que eu venho aqui tenho presenciado melhorias nos recintos dos animais”, destacou.                     

Programação de férias:

Parques – A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), em parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejer), está realizando este mês o projeto Férias no Parque, com prática de atividades físicas ao ar livre, atrações culturais e parque de diversão no Parque Solon de Lucena (Lagoa).

A programação é dividida da seguinte forma

Saúde em Movimento: Aulão gratuito de ritmos toda quinta, às 17h;

Sexta Circense: toda sexta, às 16h;

‘Chega no Rolê’: sábado e domingos de janeiro com atrações diversificadas;

Cia Cara Dupla de Teatro: sábado e domingos de janeiro com atrações diversificadas.

Bica – O Parque Zoobotânico Arruda Câmara está oferecendo uma programação especial durante todo o mês de janeiro. As atividades são gratuitas, mas, devido ao número limitado de participantes, é necessário realizar o agendamento pelo telefone 3218-9817 (horário comercial).

A Bica está localizada na Avenida Gouveia Nóbrega, s/n, bairro do Roger. O local fica aberto das 8h às 17h, com fechamento da bilheteria às 16h. A entrada custa R$ 2,00 por pessoa, sendo que crianças até 7 anos e idosos acima de 65 anos não pagam.

Segunda: sem programação (parque fechado para manutenção);

Terça: Jogos ecológicos; Projeto Passarinhar, às 8h e 14h; e oficina jardins domésticos, às 9h

Quarta: Desafio ecológico

Quinta: Pista de orientação ecológica

Sexta: Expedição ecológica

Domingo: Magia e arte com o Palhaço Dadá

Secom-JP


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br