sex
21
jan
2022

entrega_doações_SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta sexta-feira (21), a entrega simbólica de 69 câmaras de conservação de vacinas e 245 caixas térmicas, doadas pelo Movimento Unidos pela Vacina. Os materiais serão utilizados no armazenamento e conservação de imunizantes contra a covid-19, bem como de outras vacinas da rotina de crianças e adultos. Esta é mais uma doação do movimento, que já cedeu um ultrafreezer para a SES e câmaras frias para 14 municípios no ano passado, para contribuir com a vacinação na Paraíba.

As doações desta segunda vez fazem parte da mobilização da sociedade civil do "Unidos pela Vacina" e do "Movimento de Mulheres do Brasil", que viabilizaram a doação com o patrocínio do Branco Safra e do Magazine Luiza. A líder do Movimento Unidos pela Vacina e do Movimento de Mulheres do Brasil na Paraíba, Andrea Libardi, explica que um grupo de médicas e cientistas dos Movimentos desenvolveu um estudo para todos os municípios do país e identificou as necessidades em relação à vacinação.

"A partir da resposta desta pesquisa, sabendo da dificuldade dos municípios, pegamos cada estado e nomeamos uma líder do Movimento e cada uma foi confirmar as dificuldades destes municípios, então daí foram feitas as doações de acordo com a realidade de cada um. Com esta doação nós vamos atender a 130 municípios da Paraíba, que responderam ao questionário, com câmaras frias", frisa a líder.

Ela explica que também foram doados gelocs e caixas térmicas para algumas localidades. Na Paraíba, as caixas térmicas serão utilizadas no armazenamento das doses e para cumprir a estratégia vacinal em locais de difícil acesso e comunidades rurais. O prefeito do município de Soledade, Geraldo Moura Ramos, ressalta que os materiais servirão de incremento para a organização da estratégia vacinal local.

"Nós estamos muito felizes com a doação e o benefício é grande para melhorar a nossa logística, teremos condições de armazenar melhor as nossas vacinas, com o controle de temperatura correto, o que é ainda mais seguro. É de fundamental importância essa parceria com o Governo do Estado e a sociedade civil", reforça.

A secretária executiva de Saúde do estado, Renata Nóbrega, ressalta a importância desta doação para a Paraíba: "Hoje estamos fazendo a distribuição dos equipamentos que foram adquiridos pelo Movimento Unidos pela Vacina e Mulheres do Brasil, que iniciaram esse levantamento em 2021, em especial para a covid, mas que são essenciais para o fortalecimento da vacinação como um todo na Paraíba. Orientamos aos municípios que façam bom uso desses equipamentos e mantenham a conservação, para trazer qualidade no armazenamento e na estratégia vacinal".

Todos os municípios receberam as orientações sobre manuseio e conservação dos equipamentos na hora da assinatura do recebimento. Além desta doação, o Estado já recebeu insumos como faceshields, caixas térmicas, oxímetros e outros equipamentos. A sociedade civil e as entidades privadas podem realizar doações para o combate à covid-19 por meio da iniciativa Paraíba Solidária, no site: https://paraibasolidaria.pb.gov.br/

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br