sex
01
abr
2022

biodigestor

Cada vez mais produtores rurais buscam alternativas para o uso de combustíveis sustentáveis, visando contribuir para a redução de poluentes. Nesse sentido, a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária-Empaer, vinculada à Sedap, estimula a troca de experiência entre agricultores familiares que usam biodigestores e desenvolvem outras iniciativas que tem melhorado a condição de vida de pessoas residentes no campo.

Nesta semana,16 agricultores familiares e seis extensionistas rurais dos municípios de Conde, Rio Tinto, Gurinhém e João Pessoa estiveram nas comunidades do Sítio Timbaúba e Sítio Benefício, no município de Esperança, conhecendo as vantagens do uso de biodigestores que têm contribuído para a melhoria da condição de vida daquelas famílias. Também conheceram a produção de queijo de coalho de fabricação artesanal.

O grupo de produtores e técnicos conheceu nas duas comunidades as tecnologias voltadas à sustentabilidade e à diminuição de custos na manutenção diária. Na ocasião, também conheceram o uso do fogão ecológico, mini casa de farinha, tanques de pedras, beneficiamento de forragem (silagem e fenação), além do cultivo de plantas tolerantes à seca como palma e mandacaru.

Com a articulação patrocinada pelos representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Esperança, José de Assis e João Paulo Diniz, juntamente com entidades não-governamentais, o evento foi conduzido pela gerência local de Esperança, cidade localizada a 159 km da Capital, com a participação dos técnicos Gilvan Salviano, Justino Vieira, João Paulo Macedo.

Biodigestor – O biodigestor localizado na comunidade Timbaúba, pertencente aos agricultores Alex Feliciano da Silva e Silvana Feliciano, é abastecido com esterco de suínos e de gado para funcionamento. Eles destacaram as vantagens do biofertilizante como fonte alternativa de energia não poluente e que proporciona economia.

Na comunidade Benefício, os produtores Djalma da Costa Araújo, José Freire de Araújo e Maria Santana Gomes Araújo mostraram a importância de guardar água em tanques de pedra. Na localidade, eles  cultivam palma forrageira resistente à cochonilha do carmim, preparam silagem de feno para suplementação animal em período de longas estiagens e também instalaram banco de sementes com alto teor germinativo. A bovinocultura leiteira e suinocultura são outras atividades trabalhadas pela família.

Gurinhém – No grupo de agricultores e técnicos da gerência local de Gurinhém, que também visitou as duas comunidades rurais em Esperança, destacou a importância das inovações tecnológicas e ações que estão melhorando a qualidade de vida das famílias. Os produtores rurais Lúcia de Fátima, Severino Bento e Daniel Cunha e outros, dos sítios Manecos e Riacho Verde, fizeram parte da comitiva.  Eles estavam acompanhados da extensionista Ângela de Cássia Cavalcanti.

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br