dom
03
abr
2022

gás

Os gastos com gás de cozinha vendido em botijões de 13 quilos comprometem 22% do orçamento doméstico destinado a serviços públicos das famílias mais pobres do Brasil. Os gastos também incluem telefone, esgoto, água, energia elétrica e impostos. Para os mais ricos, a parcela é de 13%. Foi o que apontou um estudo realizado pela consultoria Kantar em 4.915 domicílios, em 2021. As estatísticas foram publicadas neste domingo (3) pelo jornal Folha de S.Paulo.

De acordo com o levantamento, entre 2020 e 2021, a parcela do orçamento gasta com gás de cozinha aumentou 25% para as famílias de classes D e E. Nas classes A e B, a mesma despesa aumentou 16%.

Para os mais pobres, o custeio do gás é o segundo maior gasto em serviços, empatado com água e esgotos. Depois apareceu a energia elétrica, que, em 2021, representou 51% do orçamento de serviços nessas classes.

O estudo mostrou que, se consideradas todas as classes sociais, o gás ocupa o terceiro lugar no orçamento dos serviços básicos das famílias, perdendo para água e luz.

No começo do mês, o gás de cozinha a Petrobrás anunciou aumento de 16% no preço do gás de cozinha, que de R$ 3,86 para R$ 4,48 por quilo.

Também foram anunciado reajustes de 18,77% para o litro da gasolina e de 24,9% para o do diesel.

Brasil 247


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br