ter
05
abr
2022

umbu_Santa Cecília

A Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Sedap, promoveu na sexta-feira (1), a capacitação sobre a produção de derivados do umbu, na cidade de Santa Cecília, no Cariri paraibano. A oficina contou com as parcerias das Secretarias municipais de Agricultura, Planejamento, da Assistência Social e Educação.

A Empaer Paraíba, pensando no início da safra do umbu que já começou, oferece curso gratuito de alimentos produzidos com a fruta. São receitas de umbuzada e de suco, consumido em larga escala. Também é possível preparar cerveja do umbu, musse, geleia, doce e licor. Tudo isso contribui para a melhoria da renda das famílias.

O curso teve uma duração de oito horas, com direito a certificado, onde os participantes tiveram acesso às apostilas e trocaram experiências sobre a prática e diversos tipos de receitas relacionadas a cultura do umbu. O treinamento foi ministrado pela extensionista social da Empaer, Salete Brasileiro, da gerência regional de Campina Grande.

“O objetivo principal é orientar as pessoas sobre o desperdício do umbu, visando gerar renda, pois, os produtos do umbu depois de beneficiados podem ser comercializados na Festa do Leite, que vai acontecer em 1° de maio na cidade de Santa Cecília”, informou Ailton Francisco dos Santos, coordenador da Empaer Regional de Campina Grande.

Ailton explicou ainda que o curso é uma iniciativa da Empaer, que tem como meta, treinar agricultores familiares para usar de forma racional o fruto do umbu, fazendo diversos produtos que podem ser consumidos pela família, e comercializados na região, originando receita e empregos no meio rural. “É a Empaer que busca, através da Extensão Rural, gerar renda para as famílias atendidas, consequentemente, melhorando a qualidade de vida e mantém o homem no campo”, comentou.

As despesas para a realização do curso foram custeadas pela Prefeitura de Santa Cecília. Com os conhecimentos obtidos através do curso, os agricultores poderão melhor aproveitar o umbu colhido, que transformam em polpa, podem guardar de forma congelada, o que permite comercializar por um período maior.

O umbu é uma fruta bastante produzida no Nordeste, mas é subutilizada, mesmo sendo consumida in natura, mas uma grande parte é desperdiçada. A proposta da Empaer é aproveitar esse excesso. A Empaer vem estimulando novas tecnologias para disseminar a cultura do umbu na Paraíba, a partir de parceria com a Fapesq, que financia as pesquisas, informou o presidente Nivaldo Magalhães.

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br