qua
06
abr
2022

CEDC

O Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), ganhará novas instalações, na Avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa. A maior novidade é que no espaço serão ofertadas ações voltadas também para a saúde do homem, possibilitando o diagnóstico precoce de câncer de próstata. Além disso, serão ampliados os serviços já realizados referentes ao câncer de mama e útero.

Nesta quarta-feira (06) pela manhã, a secretária de Estado da Saúde, Renata Nóbrega, visitou as novas instalações do CEDC. “Será um grande avanço passar a ofertar serviços para a saúde do homem. Sem contar que o novo espaço vai oferecer mais oportunidade, humanização e qualidade no atendimento à população que necessita dos serviços, oportunizando o diagnóstico precoce do câncer e as medidas necessárias para o tratamento mais adequado”, ressaltou.

O prédio onde vai funcionar o CEDC,está passando por vários adequações e ajustes, desde a parte de alvenaria, instalações elétricas, hidráulicas, até a jardinagem. Assim que todo o trabalho estiver concluído, será feita a mudança do local atual, na Av. Beira-Rio, onde o CEDC funciona desde 2013.

“Esse novo espaço será uma grande conquista, pois a nossa estrutura atual já está ficando pequena para a demanda de mulheres dos 223 municípios. Com um lugar maior, teremos mais condições de oportunizar maior conforto na estrutura física, novos equipamentos e mais tecnologia, resultando numa saúde com mais qualidade”, afirmou a diretora geral do CEDC, Roseane Machado.

Centro de excelência – Recentemente, o CEDC foi reconhecido como centro de excelência pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), pelo serviço de mamografia. A avaliação foi feita pelo Programa de Qualidade em Mamografia do Instituto.

De acordo com o certificado, o CEDC foi premiado “por estar em conformidade com os critérios e normativas pertinentes à qualidade da mamografia adotados no Programa”. O documento foi assinado pela diretora geral do Inca, Ana Cristina Pinho; a responsável técnica do Programa, Anna Maria Campos, e a tecnologista especialista em mamografia, Sônia Maria da Silva.

Entre os meses de janeiro e março de 2022, foram realizadas 1.074 mamografias. Já no ano de 2021, foram realizadas 6.873 mamografias.

CEDC – O CEDC é o serviço de referência estadual para o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo uterino, oportunizando às mulheres paraibanas a cura do câncer mamário.

Em um único local, a mulher tem a oportunidade de realizar todos os exames para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Uma estrutura que somente se observa em nível hospitalar, mas a Paraíba vem se destacando por oferecer serviços na Atenção Especializada (Ambulatório de Especialidades).

O CEDC oferece consulta especializada com mastologista; mamografia; ultrassonografia; punção de cisto mamário; biópsia de mama, através de procedimento minimamente invasivo e anatomopatológico (exame que vai confirmar ou não se a lesão é positiva para câncer).

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br