sex
08
abr
2022

umbu_ Cariri

A região do Cariri é propícia para o cultivo de umbu e, diante da perspectiva para melhor aproveitamento dos frutos, a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Sedap, promove cursos gratuitos para merendeiras de escolas e famílias agricultoras. Nesta semana, foi a vez de contemplar 15 pessoas na cidade de Umbuzeiro, com a realização de oficina sobre manipulação de alimentos. Anteriormente, houve troca de experiências semelhante na cidade de Santa Cecília.

Com duração de oito horas, a oficina contou com as parcerias das secretarias municipais de Agricultura e da Educação, com apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRS. Os participantes trocaram experiências sobre receitas de umbuzada, suco, musse, geleia, licor, doce, cocada etc. O treinamento foi ministrado pela extensionista social da Empaer, Salete Brasileiro, da gerência regional de Campina Grande.

“O objetivo principal é orientar sobre o desperdício do umbu, e com seu aproveitamento gerar renda, pois, os produtos do umbu depois de beneficiados podem ser comercializados na cidade e, especialmente, na Festa de Emancipação Política de 132 anos de Umbuzeiro, que vai acontecer em 1° de maio na cidade”, informou o extensionista rural Clodoval Albuquerque, gerente operacional da Empaer.

Ele explicou que o curso é uma iniciativa da Empaer, que tem como meta treinar agricultores familiares para usar de forma racional o fruto do umbu, fazendo diversos produtos que podem ser consumidos pela família, e comercializados na região, originando receita e empregos no meio rural. “É a Empaer que busca, através da Extensão Rural, gerar renda para as famílias atendidas, consequentemente, melhorando a qualidade de vida e ajudando a manter o homem no campo”, comentou.

As despesas para a realização do curso foram custeadas pelos respectivos participantes do evento, extensionista local e Prefeitura Municipal de Umbuzeiro. Com os conhecimentos obtidos através da reciclagem, os agricultores poderão melhor aproveitar o umbu colhido, que transformado em polpa, pode ser guardado de forma congelada, o que permite comercializar em um período mais longo.

O umbu é uma fruta bastante produzida no Nordeste, mas é subutilizada, mesmo sendo consumida in natura, mas uma grande parte é desperdiçada. A proposta da Empaer é aproveitar esse excesso. A Empaer estimula novas tecnologias para disseminar a cultura do umbu na Paraíba.

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br