dom
17
abr
2022

O Canal Educação estreia no dia 25 de abril, em faixa digital

Escafandro Mágico

Um programa especial infantil produzido pela TV UFPB, emissora da Universidade Federal da Paraíba, vai fazer parte da programação do novo canal digital do Ministério da Educação (MEC), operacionalizado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o Canal Educação. O programa Escafandro Mágico estreia na nova emissora junto com a programação completa, no dia 25 de abril.

Criado e dirigido pela diretora de artes cênicas Valeska Picado, o programa especial Escafandro Mágico apresenta, em cinco episódios, conceitos de biologia marinha de forma educativa e em formato lúdico, voltado, especialmente, para o público infantil. Na produção, os pequenos espectadores vão conhecer o Dr. Bio, personagem que é um biólogo marinho e que, de dentro de um submarino de brinquedo submerso nas águas de um aquário, que serve como um portal para o oceano, conduz o programa dialogando sobre um novo tema a cada edição, tudo com muitas cores e brincadeiras.

“A ideia é misturar a fantasia com a biologia marinha e trazer esse personagem. E cada episódio teria um tema a ser apresentado. Esse material pode ser usado como recurso didático na sala de aula não só na área das ciências naturais, mas, também, na área da literatura, porque cada episódio tem uma história. Então, além da informação voltada para a biologia marinha, além da parte artística de entretenimento, tem as histórias”, explica a criadora Valeska Picado.

Além de curiosidades sobre a fauna e flora relacionadas ao mar, o Dr.Bio, interpretado pelo ator Marcelo Schulze, apresenta para as crianças matérias realizadas com pesquisadores da UFPB, tratando de temas como naufrágios, equipamentos de mergulho, tubarões, lixo nos oceanos e corais, tudo produzido com uma linguagem apropriada para as crianças, sem deixar a ciência de lado e com imagens subaquáticas que revelam a beleza dos oceanos.    

Valeska Picado conta que divulgar as pesquisas que fazem parte do acervo da UFPB também foi um dos objetivos do programa, por isso participaram das matérias professores do Departamento de Ciências Naturais que desenvolveram projetos na área de biologia marinha.

Animações com histórias envolvendo personagens da biologia marinha também foram criadas para o programa. Com ilustrações do artista Breno Ranyere, as histórias animadas divertem e ao mesmo tempo apresentam características físicas e comportamentais dos animais que se relacionam com o mar e ilustram o tema principal de cada episódio.

Qualidade técnica

O programa Escafandro Mágico foi realizado por meio de um projeto de extensão e desenvolvido com um projeto experimental que gerou um produto com qualidade técnica, que já foi exibido na TV UFPB. Há ainda episódios em língua inglesa que foram disponibilizados apenas no YouTube.

O Escafandro Mágico, a partir do dia 25 de abril, será exibido de segunda a sexta-feira, às 14h, na grade fixa da programação do Canal Educação. A previsão é de que o Canal Educação possa ser sintonizado via canais de televisão por assinatura e ainda em canais abertos nas cidades de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

Segundo David de Moraes Lopes, Gerente de Planejamento e Programação de Rede da Empresa Brasil de Comunicação, a escolha dos programas para montagem da grade de programação do Canal Educação incluiu uma pesquisa por produtos da Rede Nacional de Comunicação Pública.

“A EBC realizou uma busca em cima dos parceiros da TV Brasil por programas locais e, ao buscar a TV UFPB, a gente viu no Escafandro Mágico um conteúdo ligado à área da educação, o programa chamou atenção pois tem um embasamento científico, mas de forma lúdica, o que chama a atenção dos pequenos. Então, encaminhamos para o Ministério da Educação, que selecionou o programa para fazer parte do Canal Educação”, disse o gerente.

O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, felicitou toda a equipe da TV UFPB pelo trabalho que vem sendo desenvolvido com materiais de qualidade. “A TV precisa crescer ainda mais, tem potencial, a escolha desse programa revela o potencial dos nossos servidores e eu espero e confio que estejamos ainda mais empenhados para que a UFPB, juntamente com a sua TV, possa ser referência, estar em destaque e contribuir com a sociedade e, não somente paraibana, mas, nesse contexto, com toda a sociedade brasileira. Isso é o que faz o sentido de ser a universidade pública, autônoma, poder produzir conteúdos, poder mostrar conceitos, ideias e transmitir para aqueles que vêm a nos suceder, que são as crianças”, afirmou o Prof. Valdiney Gouveia.

O Superintendente de Comunicação da UFPB, George Diniz, conta que o programa foi enviado como proposta para a programação da nova emissora devido ao nível de qualidade da produção e o mérito de transmitir conteúdo científico para o mundo das crianças. Ele revela que a equipe recebeu a notícia da seleção do programa com a sensação de surpresa e alegria.

“Foi um sentimento paradoxal, ao mesmo tempo nós tínhamos certeza de o que a gente faz, fazemos com muita qualidade. Os nossos profissionais têm uma capacidade muito alta e são bastante esforçados para superar aquilo que nos falta em termos de recursos, então recebemos com muita alegria esse reconhecimento de saber que nosso programa está entre os melhores, que está entre aquilo que é mais bem feito no país em termos de produção de educação para criança e adolescentes e que por isso é capaz de figurar numa rede”, disse o superintendente.

A criadora, Valeska Picado, compartilha da felicidade pela escolha do programa para integrar a grade do Canal Educação, pois o objetivo da produção tem sido alcançado. “A Ideia é que quanto mais esse conteúdo chegue às crianças, melhor! Então, é um privilégio para a gente ter um conteúdo exibido por uma emissora, uma tv que tem um compromisso com a educação. É muito emocionante e a gente gostaria muito de poder saber como será a receptividade e que, quem sabe, professores possam utilizar, referenciar e essas informações possam chegar aos pequenos. E que através dessas informações possa ser desenvolvida uma consciência em relação à educação ambiental”, disse Valeska.

Sobre o programa:

A ficha técnica  do Escafrando Mágico é formada por: ator convidado: Marcelo Schulze; logo e concepção cenográfica: Alexandre Câmara; direção de arte: Valeska Picado; cenografia: Valdir Santos e Cláudio Corrêia; cenotécnica: Geraldino Gomes, Herculano Abraão e João Batista de Oliveira; design gráfico: Vinicius Angelus; ilustrações: Breno Ranyere; direção de fotografia: Niutildes Batista Pereira; assistente de fotografia: João Yor; direção de iluminação: Fabiano Diniz; captação de áudio: João Yor; concepção de figurino: Valeska Picado; consultoria de figurino: Karin Picado; assistentes de figurino: Dalva Matias e Iva Galvão; edição: Jéssica Nascimento; assistente de edição: Thales Barbosa; social mídia: George Diniz; produção geral: Valeska Picado; assistentes de produção: Edilete Bezerra, Mônica Brandão, George Diniz e Beliza Patrícia; produção executiva: Tânia Braga; assistente de produção executiva: Thayla Douets; idealização e direção: Valeska Picado; diretor responsável: Bob Vagner; e realização: TV UFPB.

O programa contou com o apoio de: Biblioteca Central da UFPB, Agência de Notícias da UFPB, Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), Núcleo de Arte Contemporânea (NAC), Núcleo de Teatro Universitário (NTU), Departamento de Música (DEMUS), Departamento de Mídias Digitais (DEMID), Departamento de Geociências da UFPB, Projeto Lixa Vivo, Laboratório de Ecologia Aplicada e Conservação (LEAC), Aquário Paraíba, Mar Aberto Mergulho, Estácio (Unidade Mag Shopping), Grupo Contação da Rua, Barbearia Sevilha; e Salão de Beleza Perfil.

Ascom/UFPB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br