dom
17
abr
2022

supermecado_ABr

A notícia da economia para os brasileiros não é boa: eles ficarão mais pobres ao longo do tempo. Após dois anos de pandemia, o cenário econômico no país é de inflação alta, a mais forte em duas décadas, e juros elevados – os maiores desde 2017.

Atualmente, a cesta básica custa quase 50% mais que em 2020. "Bens de consumo duráveis subiram tanto que hoje o carro usado vale mais que quando foi lançado, zero km, há dois anos", destaca reportagem do UOL.

Por outro lado, a renda do brasileiro não aumentou. O salário mínimo cresceu menos que a inflação. Mesmo se a renda tivesse acompanhado a inflação não seria suficiente para garantir o poder de compra do trabalhador.  Os produtos estão subindo muito mais que os índices de preços.

"A renda média da população caiu 4,2% desde março de 2020. Então, a tendência é todos ficarem mais pobres por anos. Só quem é promovido, muda de trabalho ou ganha algum prêmio ou herança pode conseguir uma reposição adequada", diz a reportagem, que ouviu do presidente do Conselho Federal de Economia, Antonio Corrêa de Lacerda: "a inflação que temos hoje empobrece o brasileiro, que tem seu poder de compra reduzido, pois alimentos, tarifas públicas, gás de cozinha, combustíveis, energia, tudo tem subido muito acima da inflação, e a renda não vem crescendo".

Brasil 247


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br