OMS diz que não é hora de baixar a guarda do controle da pandemia de Covid

A Covid-19 continua sendo um grande perigo para a saúde pública e não é hora de os países baixarem a guarda na vigilância, na testagem, nas medidas sanitárias e, muito menos, na vacinação de suas populações, alerta a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Para a agência de Saúde da ONU, a pandemia continua a afetar negativamente a saúde das populações em todo o mundo, e representa um risco contínuo de disseminação internacional. A informação é da Folha de S.Paulo, citando um relatório da OMS divulgado na última quarta-feira (13), em Genebra.

O comitê reforçou que os números menores de casos e mortes por Covid-19 não significam necessariamente um "risco menor" da doença, uma vez que o vírus continua a evoluir e não é possível se dar ao luxo de ignorar essas mutações.

Na semana passada, houve o menor número de mortes por Covid-19 no mundo, desde os primeiros dias da pandemia. A queda nos casos de óbitos e infecções foi o motivo alegado pelo governo brasileiro para anunciar o fim da emergência sanitária neste domingo (17).

Para especialistas, a pandemia é um fenômeno mundial, portanto não cabe a um país isoladamente decretar seu fim. Assim, os protocolos sanitários devem continua sendo respeitados por todos.

Brasil 247

Comentários (0)
Adicionar comentário