sex
22
abr
2022

joao-pessoa-pmjp

Dados, mapas e informações importantes sobre a evolução urbana da cidade de João Pessoa estão à disposição da população na Plataforma Atlas Filipeia, ferramenta desenvolvida pelos profissionais da Secretaria de Planejamento (Seplan), da Prefeitura de João Pessoa. São aproximadamente 400 acessos por dia. O serviço mais acessado, desde o seu lançamento, em julho de 2021, é o Overlay, que são mapas de áreas específicas de interesse do usuário.

Para a equipe não foi surpresa a grande procura pelo overlay na plataforma. Segundo Jordana Coimbra, inicialmente a criação da ferramenta foi motivada para resolver a grande demanda da população por esse serviço na Seplan. Para se ter uma ideia, o Setor de Geoprocessamento chegava a consumir uma resma de papel, por dia, na impressão de overlays e fichas cadastrais. “Reduzimos em mais de 90%. Hoje, a população pode acessar o mapa e imprimi-lo através da plataforma, evitando o deslocamento desnecessário ao Centro Administrativo Municipal, principalmente no período da pandemia”.

Inovações – Além do público externo, a plataforma facilitou também o desenvolvimento de trabalhos de secretarias e órgãos da Prefeitura com a inclusão de diversas informações. “Incluímos os itinerários de ônibus coletivos que transitam na Capital, bem como a localização dos pontos de paradas desses transportes em todos os bairros”, explicou Carlos Ribeiro, da equipe de Geoprocessamento de Dados.

Segundo ele, a população passou a acessar também os nomes das ruas nas quais as equipes da Prefeitura estão executando serviços de pavimentação e em quais desses serviços já foram concluídos. Os usuários podem ter acesso também aos equipamentos de outras secretarias como, por exemplo, informações sobre cursos oferecidos pela Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa (Secitec), bem como informações dos Centros de Apoio ao Turista.

Acessibilidade – Filipeia é compatível com os sistemas operacionais Windows e IOS, sendo navegável por computador, tablet ou celular por meio do endereço https://filipeia.joaopessoa.pb.gov.br/. Através da plataforma é possível baixar gratuitamente arquivos de dados geográficos e consultar mapas dinâmicos úteis em tarefas escolares, estudos acadêmicos e trabalhos profissionais diversos.

A plataforma fornece um resumo da origem, da extensão e da população de cada bairro, e ainda dá acesso a documentos e serviços públicos online.

Secom-JP


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br