sáb
23
abr
2022

livro_As Cidades de Zé Lins

Na próxima quarta-feira (27), às 19h, no Museu José Lins do Rego, localizado no Espaço Cultural José Lins do Rego, no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa, será lançado o livro “As cidades de Zé Lins – um passeio crítico pela geografia sentimental do autor”, nova publicação da Editora A União, uma obra de criação compartilhada entre a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e a Imprensa Oficial Graciliano Ramos/Companhia Editora de Alagoas (Cepal), além da contribuição da Academia Brasileira de Letras (ABL).

O evento da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e da EPC marca a celebração dos 90 anos do lançamento do livro “Menino de Engenho”, primeiro romance de José Lins do Rego, o escritor paraibano que teve uma carreira de sucesso como escritor, tendo publicado 22 obras e chegado a ocupar a cadeira 25 da Academia Brasileira de Letras, além de manter uma profícua atuação no jornalismo, com colunas dias em vários jornais brasileiros, incluindo A União, com a publicação de artigos de 1940 a 1957.

Na ocasião, o professor Neroaldo Pontes, ex-reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), autor do livro “Em memória de José Lins do Rego”, e o professor de Sociologia da UFPB, Cauby Dantas, que escreveu “Gilberto Freyre e José Lins do Rego: diálogos do senhor da casa grande com o menino de engenho”, falarão sobre o escritor paraibano nascido na cidade de Pilar e sua trajetória na literatura brasileira.

Parceria com as imprensas oficiais – Em 2021, com a instituição do Ano Cultural José Lins do Rego – 120 anos, pelo Governo da Paraíba, surgiu a oportunidade de produção compartilhada de um livro sobre José Lins do Rego, que viveu em três estados do Nordeste – Paraíba, Pernambuco e Alagoas, antes de se fixar no Rio de Janeiro.

A jornalista Naná Garcez, diretora presidente da EPC S.A. – que assina a apresentação do livro -, fez os contatos com Ricardo Melo (diretor da Cepe), Dagoberto Omena e José Otílio Damas dos Santos Neto, da Cepal, em busca da parceria para produção da obra com a análise da atuação de José Lins no mundo literário, em cada estado. Já o diretor de Mídia Impressa, William Costa, dialogou com Marco Lucchesi, então presidente da ABL, para tratar dos anos do escritor no Rio de Janeiro.

O livro é prefaciado pelo professor doutor da UEPB, José Vilian Mangueira. A introdução, intitulada “José Lins do Rego: literato da cabeça aos pés”, coube ao professor Neroaldo Pontes, ex-reitor e professor de Literatura da UFPB. Convidado pela Cepe, o professor César Braga-Pinto, professor adjunto de Literatura Brasileira e Comparada em Northwestern University (Illinois /EUA), escreveu sobre o período de Zé Lins em Recife, retratado em “O moleque Ricardo”. A presença do paraibano na Roda Literária de Maceió foi tratada pelo professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Cosme Rogério, a convite da Cepal. Indicado por Marco Lucchesi, o professor Bernardo Buarque de Hollanda escreveu sobre o período do Rio de Janeiro. Ele trouxe a contribuição de Regiane Matos, que trata das viagens do paraibano à Suécia e à Argentina.

livro_As Cidades de Zé Lins

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br