ter
26
abr
2022

Levi Bezerra

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta quarta-feira (27), mais um programa da série De Repente na Rede, versão alternativa do projeto De Repente no Espaço. Em seu novo formato, em vídeo, a atração é exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube (https://www.youtube.com/TVfunesc). A apresentação é de Iponax Vila Nova, que nesta edição faz uma homenagem ao repentista Levi Bezerra (PB).

Levi Bezerra nasceu em 4 de junho de 1974, no Sítio Solidão, município de Monte Horebe (PB). Filho de Joaquim Alves e Júlia Brasil Bezerra, cresceu na zona rural e leva em seu registro o nome Damiao Levi Brasil Bezerra. Por volta dos nove anos, começou a ouvir atentamente todos os programas de cantoria aos quais tinha acesso. O hábito despertou no garoto a curiosidade pela poesia, atiçando ainda mais o gosto pelo som da viola.

As cantorias profissionais tiveram início em 1998, lá mesmo em Monte Horebe, onde reside até hoje. A partir daí, Levi Bezerra passou a participar de festivais (contabiliza, até o momento, mais de 140 deles), além de vários programas de rádio, entre eles os da Rádio Serrana e da Rádio Alto Piranhas, ambas em Cajazeiras, e Rádio Oeste, onde apresenta o programa “A hora e a vez do repente”, até os dias atuais.

Como poeta, dois projetos comunitários, idealizados por ele, se destacam: o “De repente o cordel na escola”, aprovado pelo Fundo de Incentivo à Cultura (FIC) em 2015, e “O repente e a viola circulam na escola”, desenvolvido em cinco cidades paraibanas.

De Repente na Rede “cai” na estrada

Mesmo com a permanência do formato virtual do De Repente na Rede, que já vem ocorrendo há dois anos, a Funesc deu início, em janeiro deste ano, ao De Repente na Estrada, um projeto presencial que envolve 30 repentistas de seis estados nordestinos (Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão) e que, até dezembro, circulará nos municípios de Bananeiras, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Aguiar, São Bento, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel e Itabaiana, fortalecendo a arte do repente no interior do Estado.

O apresentador oficial dos projetos é o declamador Iponax Vila Nova, que, além conduzir as cantorias, realiza oficina de declamação e versos pelo Estado.  Nascido na cidade de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, um dos maiores repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia-a-dia e vem levando a arte popular para os mais distantes grotões do país.

Serviço

De Repente na Rede

Quarta-feira, 27/04/2022, às 19h

Homenageado: Levi Bezerra (PB)

Apresentação: Iponax Vila Nova

TV Funesc: www.youtube.com/TVfunesc

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br