ter
03
maio
2022

Azevêdo_visita_embaixador da Finlândia

O governador João Azevêdo recebeu, na manhã desta terça-feira (3), na Granja Santana, em João Pessoa, a visita do embaixador da Finlândia no Brasil, Jouko Leinonen. Durante o encontro, o chefe do Executivo apresentou as potencialidades da Paraíba e discutiu uma série de parcerias que poderão ser firmadas com o país europeu, além da ampliação das já existentes na Educação.

Na oportunidade, João Azevêdo apresentou as potencialidades da Paraíba em diversas áreas, a exemplo de energias renováveis, localização geográfica privilegiada, fazendo com que a Paraíba ganhe a preferência de grandes empresas de distribuição e logística, como a Magazine Luiza, infraestrutura rodoviária e grandes investimentos em educação e tecnologia.

"Em meio a uma pandemia, a Paraíba adotou as medidas necessárias para salvar vidas – aqui não houve falta de leitos, nem de enfermaria nem de UTI, criamos uma logística que permitiu a chegada de vacinas nos 223 municípios paraibanos – e, ao mesmo tempo, seguimos fazendo investimentos para melhorar a vida da população nas mais diversas áreas, gerando saldos positivos de emprego", afirmou João Azevêdo.

"Na educação, prosseguiu o chefe do Executivo estadual, criamos o ‘PB Educa’, chegando a mais de 90% de nossos alunos, seja por meio remoto – e para isso distribuímos mais de 250 mil chips com dados móveis para que os alunos carentes tivessem acesso ao conteúdo on-line, entre outras medidas – e também com aulas na TV aberta e em outras plataformas, o que valeu para o Estado o Prêmio do Centro de Liderança Pública (CLP) como o melhor projeto em educação ante a pandemia", disse, lembrando ainda toda a rede de segurança alimentar, alcançando 150 municípios paraibanos para atender os mais vulneráveis.

O embaixador da Finlândia no Brasil, por sua vez, agradeceu a recepção pelo governador João Azevêdo e elogiou o ambiente propício a novas parcerias. "Estou vendo que a Paraíba tem um Governo moderno, que está avançando em muitas frentes. Temos uma longa parceria com a Paraíba na educação, e estamos ainda mais dispostos a compartilhar o sucesso da nossa educação com os paraibanos", comentou, destacando que outras parcerias poderão ser firmadas na área econômica.

O secretário de Estado da Educação e Tecnologia, Cláudio Furtado, ressaltou a importância da visita de Jouke Leinonen ao governador João Azevêdo para as parcerias educacionais entre o Estado e a Finlândia. "Foi um momento muito importante. O embaixador reconheceu toda a parceria e desenvolvimento na cooperação que temos na qualificação de nossos professores, e foi uma forma de fortalecer os laços que já existem e firmar novas parcerias, algo que é de fundamental importância para a educação", disse.

O secretário de Estado do Turismo e Desenvolvimento (Setde), Rômulo Polari, afirmou que a visita do embaixador da Finlândia no Brasil representa o trabalho que a Paraíba vem realizando de fomentar e ampliar parcerias com outros países, melhorando a qualidade de vida da população paraibana. "Além das parcerias educacionais, é um momento importante de estabelecermos parcerias empresariais e comerciais, a exemplo das exitosas parcerias que temos com a Finlândia na educação", acrescentou.

Por fim, o embaixador finlandês apresentou ao governador João Azevêdo um vídeo com as potencialidades da Finlândia, a exemplo dos excelentes níveis educacionais, respeito ao meio ambiente, já que o país europeu tem 78% de sua área coberta por florestas, e uma indústria diversificada.

Participaram ainda do encontro o secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins; e a coordenadora de Educação e Ciências do Consulado da Finlândia em São Paulo, Sanni Hakka da Silva.

Jouko Leinonen está como embaixador da Finlândia no Brasil desde setembro de 2019. O Brasil é o principal parceiro comercial do país europeu na América Latina, com cerca de 50 empresas instaladas aqui, gerando quase 10 mil empregos diretos.

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br