qui
05
maio
2022

LULA_fux

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, defendeu nesta quinta-feira (5) a liberdade de imprensa no Brasil e classificou como "mentira" a democracia em países que criam restrições ao trabalho jornalístico.

“Num país onde a imprensa não é livre, num país onde a imprensa é intimidada, num país onde a imprensa é amordaçada, num país onde a imprensa é regulada, sendo a imprensa um dos pilares da democracia, nesse país, com tantas restrições à liberdade de imprensa, a democracia é uma mentira e a Constituição Federal é uma mera folha de papel”, disse Fux, durante participação no abertura da exposição Liberdade & Imprensa – o papel do jornalismo na democracia brasileira. O evento é realizado pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), em parceria com o Supremo Tribunal Federal.

A defesa enfática do presidente do STF parece destoar de decisão do próprio ministro Luiz Fux de 2018, quando censurou uma entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos jornalistas Monica Bergamo e Florestan Fernandes Jr., para a Folha de S. Paulo e El País, respectivamente.

Na ocasião, Lula estava preso em Curitiba cumprindo pena pela condenação do ex-juiz parcial Sergio Moro, e tentava disputar as eleições presidenciais. Fux desrespeitou a decisão do também ministro do STF Ricardo Lewandowski, que havia autorizado a entrevista do ex-presidente.

Durante o evento nesta quinta-feira, Luiz Fux defendeu que a liberdade de imprensa permite a autodeterminação da sociedade brasileira para fazer as suas escolhas políticas e sociais. “A Constituição brasileira, no artigo 220, estabelece que a imprensa não poder sofrer nenhuma forma de censura, quer seja ideológica, política ou artística. O espectro da liberdade de imprensa é muito amplo, ela influencia diversos segmentos da sociedade, tem inúmeras repercussões políticas”, ressaltou.

Brasil 247


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br